Minha Poetry Slam: Guimarães recebe pela primeira vez torneio de recitação de poesia

O projeto integra a segunda edição da Open Call “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C.

CIAJG_barra

Já são conhecidos os 15 participantes da primeira edição do Minha Poetry Slam – Campeonato de poesia falada do Minho, que decorrerá no próximo dia 27 de agosto, às 19h00, no exterior do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

© Direitos Reservados

Entre os participantes estão sete convidados pela curadoria do Todo Mundo Slam e Slam das Minas Coimbra, e oito inscritos. Quanto a nacionalidades destacam-se sete portugueses e oito brasileiros.

Entre eles a poeta Gisela Casimiro, que é tida como uma das mais fortes concorrentes, bem como a brasileira Duda Las Casas, a poeta indígena da etnia Wassu Cocal, Ellen Lima, conhecida por seus poemas que mesclam Português e Tupi Antigo.

Também constam na lista de participantes Renata Flaiban Zanneti, Patrícia Costa, Yasmeen, E Daí, Mar Céu, Terry (Nuno de Sousa), Rafael Bampa, Giovana Querubim, Ana Martins, Soul Feeling (Sofia Oliveira), Diogo Monteiro e Alexandre Moreira.

O evento, que promoverá a ocupação do território, o resgate da oralidade, a performance, a democratização e dessacralização da literatura, premiará o vencedor final com o valor de 300€, numa competição que ocorrerá em três etapas.

Os concorrentes vão apresentar poemas autorais numa demonstração oral de até 3 minutos. Entre as regras, é vedada a utilização de recursos externos, como figurino, cenário ou instrumentos musicais. O objetivo é ter a voz e o corpo como principais recursos. Os jurados são escolhidos aleatoriamente na plateia.

O projeto integra a segunda edição da Open Call “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C.

Tendo nascido nos Estados Unidos nos anos 80, o Poetry Slam é o nome dado às “batalhas de poesia falada que tem democratizado o acesso à literatura e revelado dezenas de vozes poéticas dissonantes em todo mundo”, refere a organização em nota enviada às redações.

Esta é a primeira vez que o evento se vai realizar na cidade berço, e o objetivo desta edição é “semear a cultura da poesia falada de modo que esta linguagem possa vir a tornar-se parte da rotina cultural e da agenda da cidade”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES