Minho Storytelling: Concurso quer encontrar novos olhares sobre o Minho
A qualidade literária e a força criativa deverão ser os critérios de valorização dos trabalhos.
A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), em representação do Consórcio Minho Inovação, está a promover a 3ª edição do concurso «Minho Storytelling – Novos olhares sobre o Minho».
Este concurso visa fomentar o espírito criativo orientado para a “valorização do riquíssimo património material e imaterial presente no Minho” anuncia a organização, em particular o património cultural, religioso, natural e paisagístico e incentivar a revelação e promoção de criadores das diferentes áreas artísticas, nomeadamente do conto e do vídeo.
A preservação e a reinterpretação das “Estórias” que passam de geração em geração e que tendem a desaparecer, bem como a promoção do surgimento de “novas narrativas assentes em olhares mais atuais sobre o Minho” a fim de reforçar a identidade cultural, estimular a autoestima e o sentido de pertença bem como projetar uma imagem mais atrativa e diferenciadora do Minho, são objetivos desta iniciativa.
As categorias conto e vídeo foram as escolhidas para esta terceira edição que promete ainda mais criatividade e todos os interessados deverão enviar as suas candidaturas até às 18h00 do dia 26 de julho, sujeitas ao preenchimento do formulário disponível no site do Minho IN – www.minhoin.com.
No que concerne à categoria conto este desafio tem como objetivo estimular a escrita criativa e a valorização da expressão literária elaborando um texto original, sob a forma de conto, inspirado na região do Minho, com um mínimo de 5 a 15 páginas. A qualidade literária e a força criativa deverão ser os critérios de valorização dos trabalhos.
Quanto à categoria vídeo pretende reconhecer e distinguir realizadores, estimulando a sua criatividade e inovação, permitindo assim que se revelem novos talentos e novas perspetivas de abordagem ao território do Minho, através da linguagem audiovisual em que o objetivo é criar um ou mais vídeos inspirados na região do Minho, com uma duração máxima de 10 minutos cada, cruzando a experiência artística dos concorrentes com as diversas realidades e imaginários do território.
Os concorrentes podem participar de forma individual ou em grupo, estando o último sujeito à nomeação de um representante, e os três primeiros classificados de cada categoria ganham um prémio pecuniário no valor de 3000, 1500 e 500 euros, respetivamente.
Todas as candidaturas serão avaliadas por um júri de seleção “constituído por elementos de reconhecido nível intelectual e académico”, faz saber também a organização.
O Prémio «Minho Storytelling – Novas Olhares sobre o Minho» é uma iniciativa inserida no projeto «PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho», no âmbito do Provere Minho Inovação – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, aprovado e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.