Minho Storytelling: Concurso quer encontrar novos olhares sobre o Minho

A qualidade literária e a força criativa deverão ser os critérios de valorização dos trabalhos.

Storytelling

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), em representação do Consórcio Minho Inovação, está a promover a 3ª edição do concurso «Minho Storytelling – Novos olhares sobre o Minho».

© Direitos Reservados

Este concurso visa fomentar o espírito criativo orientado para a “valorização do riquíssimo património material e imaterial presente no Minho” anuncia a organização, em particular o património cultural, religioso, natural e paisagístico e incentivar a revelação e promoção de criadores das diferentes áreas artísticas, nomeadamente do conto e do vídeo.

A preservação e a reinterpretação das “Estórias” que passam de geração em geração e que tendem a desaparecer, bem como a promoção do surgimento de “novas narrativas assentes em olhares mais atuais sobre o Minho” a fim de reforçar a identidade cultural, estimular a autoestima e o sentido de pertença bem como projetar uma imagem mais atrativa e diferenciadora do Minho, são objetivos desta iniciativa.

As categorias conto e vídeo foram as escolhidas para esta terceira edição que promete ainda mais criatividade e todos os interessados deverão enviar as suas candidaturas até às 18h00 do dia 26 de julho, sujeitas ao preenchimento do formulário disponível no site do Minho IN – www.minhoin.com.

No que concerne à categoria conto este desafio tem como objetivo estimular a escrita criativa e a valorização da expressão literária elaborando um texto original, sob a forma de conto, inspirado na região do Minho, com um mínimo de 5 a 15 páginas. A qualidade literária e a força criativa deverão ser os critérios de valorização dos trabalhos.

Quanto à categoria vídeo pretende reconhecer e distinguir realizadores, estimulando a sua criatividade e inovação, permitindo assim que se revelem novos talentos e novas perspetivas de abordagem ao território do Minho, através da linguagem audiovisual em que o objetivo é criar um ou mais vídeos inspirados na região do Minho, com uma duração máxima de 10 minutos cada, cruzando a experiência artística dos concorrentes com as diversas realidades e imaginários do território.

Os concorrentes podem participar de forma individual ou em grupo, estando o último sujeito à nomeação de um representante, e os três primeiros classificados de cada categoria ganham um prémio pecuniário no valor de 3000, 1500 e 500 euros, respetivamente.
Todas as candidaturas serão avaliadas por um júri de seleção “constituído por elementos de reconhecido nível intelectual e académico”, faz saber também a organização.

O Prémio «Minho Storytelling – Novas Olhares sobre o Minho» é uma iniciativa inserida no projeto «PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho», no âmbito do Provere Minho Inovação – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, aprovado e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES