MODA: GUIMARÃES ACOLHE FESTIVAL DE FILMES QUE SE PODE FIXAR NA CIDADE

O festival cresceu e nesta edição conta com 165 filmes. Na apresentação desta edição do “Fashion Film Festival”, a Câmara Municipal e a organização mostraram vontade de tornar o festival “residente” em Guimarães.

Dar às empresas têxteis uma forma criativa para promover os seus trunfos e os seus produtos. É esta a ideia que serve de mote aos “Filmes de Moda” (ou Fashion Films), um conceito relativamente recente que, este ano, vai ser acolhido por Guimarães. O “Fashion Film Festival” vai permitir a criadores nacionais e internacionais divulgar o seu trabalho a partir de “linguagem audiovisual”. E há mesmo a possibilidade de este festival se radicar na cidade-berço.

“Se há local que merece receber este “Fashon Film Festival” é Guimarães”, sintetizou o vereador da Câmara Municipal, Ricardo Costa, na apresentação do evento, que contou com a presença de Manuel Serrão, da organização do festival. Na ótica do vereador, “faz todo o sentido que este festival fique em Guimarães” e justificou a afirmação com a forte presença da indústria têxtil no concelho e pelo facto da cidade ser vista como um polo criativo. Para o vereador, “não há meio melhor para comunicar do que a imagem”. Ricardo Costa ressalvou também a importância da aliança entre a comunicação e o mundo da moda.

A visão do vereador é coincidente com a de Manuel Serrão, que destacou a importância do concelho na área dos têxteis como um fator importante para o festival se realizar em Guimarães e acenou com a possibilidade da cidade-berço o acolher durante mais tempo: “Crescemos no Porto, era a nossa zona de conforto. Fizemos uma edição em Lisboa e agora desafiamos a Câmara Municipal para aceitar ser parceira deste festival, com a ideia que fique aqui residente. Guimarães é uma capital do têxtil e da moda.”

Organizado pelo Porto Fashion WeeK e o Município de Guimarães, através do Guimarães Marca, o “Fashion Film Festival” divide-se em dois dias: a mostra de filmes, no dia 6, numa das salas de cinema do Espaço Guimarães, onde vai decorrer uma maratona de todos os filmes a concursos, entre as 13h00 e a 00h00; e com a gala de entrega de prémio, na Fábrica Asa, no próximo sábado, dia 7.

Manuel Serrão lembrou que há seis anos, aquando da primeira edição, o festival estava “em processo embrionário” e que o fenómeno dos “Fashion Films” estava “em crescimento”. “Entendemos que num país periférico esta ferramenta pode ser importante e útil”, sublinhou. O festival cresceu e nesta edição conta com 165 filmes.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?