MOREIRA, ÉS TERRA DO SONHO… ONDE DÁ GOSTO VIVER

Por António Brás

Moreira de Cónegos, foi ao longo de séculos uma das terras que mais “contribuiu” para a Colegiada da Oliveira, temos muito orgulho por ao longo dos tempos participar no engrandecimento de uma das mais belas Instituições do País. Ao nosso Povo, os nossos Avós diziam, Portugal não seria tão Majestoso e Monumental sem a Colegiada da Oliveira, e, nós os Moreirenses revemo-nos no contributo dessa grandiosidade, sentimo-nos orgulhosos e genuínos Vimaranenses.

Moreira de Cónegos, tem extraordinários testemunhos de bairrismo e de afirmação na defesa do que nos pertence. Por isso, correspondemos ao que os nossos antepassados foram provocando aos seus, primeiro a NOSSA TERRA e só depois “Nós”, só assim teremos uma terra diferente de todos os que não lutam assim por ela, e então, ainda hoje se nota esse sentimento, e Moreira de Cónegos, continua a crescer, conforme cresce o seu Povo.

Um Povo simples, que apenas quer o melhor para o que é seu; A NOSSA TERRA, terra de S. Paio de Moreira de Cónegos e o Povo que a suporta e trata, quer seja por obrigação ou pelo sentimento genuíno bairrista, dignos de protetores por muitos e muitos anos, do melhor de Guimarães, a Colegiada da Oliveira.

As nossas Instituições e Pessoas, são o nosso autentico património !

As Instituições, são aquelas que Guimarães muito e bem conhece: o CCR – Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, que suporta dois Grupos de Folclore, um Adulto e um Infantil; o agrupamento de Escuteiros de Moreira de Cónegos, que tem nos seus trabalhos, uma verdadeira disponibilidade para a essência do Escutismo, a FNA, a Morávia – Associação Juvenil de Moreira de Cónegos e a Associação da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, que suporta a Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos e uma Escola de Música.

Moreira de Cónegos continua a ser uma terra “criadora” e, este exemplo, mostra de que é capaz o nosso Povo. No entanto, reconhecemos os seus diretores, Homens e Mulheres que apenas por amor á terra e ao que fundaram trabalham arduamente.

O Centro Social de Moreira de Cónegos, em plena crise criou umas condições para servir, que nos leva a reconhecer o seu nível de excelência e a sua disponibilidade para a nossa comunidade, a Cooperativa A Elétrica de Moreira de Cónegos e a Associação Mutualista da Bovina de S. Paio de Moreira de Cónegos.

As passadas e as atuais Associações de Festas da Santa Luzia e da Nossa Senhora d´Ajuda, gente que tanto faz pelas nossas tradições e pelos nossos Santos e o Moreirense Futebol Clube, fundado em novembro de 1938;

Não consigo as palavras para tão grande glória !

 

Só Um Moreirense o sente…esta Instituição faz com que Guimarães tenha uma Instituição única no modo de elevação do nome da sua terra apenas por amarem Moreira de Cónegos e Guimarães. Fazem tanto por nós, e nós só Lhes damos Glória e Reconhecimento, dois sentimentos que quando um Povo os Mostra, é porque “Eles” são como o que representam, Grandes e disponíveis para o engrandecimento do nosso Povo e de Moreira de Cónegos. Esta Instituição não para de nos elevar…a Mumadona e a Colegiada sentem-se orgulhosos pela certeza de nos ter escolhido para o seu engrandecimento ao longo de séculos. Este é ainda o sentimento de quem fez o nosso Moreirense tão Grande, simples no exterior, mas grande na força interior. E, que não sente isto, não é um digno Moreirense, e com tristeza ainda vejo um aqui e outro ali…que são o que são, mas da nossa terra não são de certeza – até por isso sou feliz !

Na condição de responsável pela Junta de Freguesia, e no que os Moreirenses dão á sua Terra e ao Seu Povo, onde é que eu deverei estar ! ?

Gente tão extraordinária que constantemente se disponibiliza para o engrandecimento da nossa terra, Pessoas dignas dos nossos antepassados Moreirenses que ajudaram a Criar A Colegiada da Oliveira, e que tanto nos orgulhamos disso.

Pessoas que elevam as nossas Instituições apenas como contra-partida, o íntimo gosto de serem Moreirenses e fazerem com que a nossa terra tenha o que tem.

Perante estes testemunhos reais, estou sempre na logística de tudo o que se passa em Moreira de Cónegos.

Damos o valor a quem trabalha, “Esses” são a Alma de um Povo genuíno bairrista, onde se misturam ricos e pobres, todos juntos fazemo-nos FELIZES por termos o que temos.

“Dos fracos não reza a História” e os Moreirenses são fortíssimos no amor á terra.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?