Município de Guimarães acolheu 9.ª edição de Fashion Film Festival no Teatro Jordão
Domingos Bragança referiu a localização estratégica do espaço no Bairro C, juntando a cultura, a ciência, a criatividade e a comunidade.

Foi há nove edições, quando ainda eram raros os filmes de moda nacionais, que se introduziu o conceito que começava a ser explorado nas maiores semanas de moda do Mundo: o Fashion Film Festival. Único do género em Portugal, pretende colocar em relevo o Filme de Moda como linguagem audiovisual privilegiada para promover e difundir o trabalho de criadores da indústria da Moda e do Audiovisual, destacando e premiando os melhores trabalhos realizados.

Guimarães acolheu 9.ª edição de Fashion Film Festival no Teatro Jordão e o presidente da Câmara, Domingos Bragança, referiu a localização estratégica do espaço no Bairro C, juntando a cultura, a ciência, a criatividade e a comunidade. Destacou ainda a importância da realização do Fashion Film Festival para a formulação de conceitos importantes ao desenvolvimento económico, acrescentando que “formamos um conceito através dos conteúdos e comunicamos os conteúdos especificamente também através dos filmes e do cinema. É isso que estamos a fazer: a comunicar inovação nesta cidade de cultura e ciência que é Guimarães”.
Manuel Serrão, diretor do festival, reconheceu o papel fundamental do município vimaranense para a realização deste festival que “envolve todos os quadrantes da indústria têxtil e cinematográfica”.
A Ray-Ban foi a vencedora de melhor fotografia a nível internacional, com “Ray-Ban – You’re on”. Enea Colombi venceu o prémio de melhor realizador internacional, com “Franciacorta – A Golden Feeling”. Ainda nos prémios internacionais, “Worldwide VivoBook2022 – Director’s Cut”, da Asus, foi considerado o melhor filme de moda.
Gamanatura, marca da Adalberto, de Santo Tirso, venceu melhor filme nacional de têxteis lar, com “Merry Winter”, filme que venceu também na categoria FFF Jornal T, eleito pelos leitores do Jornal T entre os 120 a concurso.
Bruno Nacarato venceu na categoria de melhor fotografia nos filmes de moda de autor independente e de melhor realizador, com “Waiting in the Dark” e “Still life”, respetivamente.
A Coltec, sediada em Polvoreira, apresentou aquele que foi considerado o melhor filme de moda de têxteis técnicos, “House of Innovation”.
“A Secret Summer Story”, de Cláudia Moreno, da marca Latitid, levou o galardão de melhor filme de moda de marca. Na mesma categoria, Vladimiro Leopoldo foi considerado o melhor realizador, com “The Breakfast Club”, da Piupiuchick. Já o prémio de melhor filme foi entregue a à marca Majatu.Studio, que apresentou “Resistência by Majatu.Studio”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 28, 2023
O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal está marcado para esta quarta-feira, dia 29 de novembro.
Novembro 28, 2023
A utilização dos transportes públicos gratuitos de forma progressiva em Guimarães é uma das propostas apresentadas pela Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda para o Plano Orçamental 2024 do município de Guimarães.
Novembro 28, 2023
O Trail Vila de São Torcato realizou-se na manhã do passado domingo, dia 26 de novembro, e promoveu a prática desportiva a mais de 1.200 pessoas, levando os participantes por entre as ruas e montes da vila. bem como das freguesias envolventes.