Município de Guimarães quer educar para a alimentação saudável

No presente ano letivo, o Município de Guimarães fornece, para além do almoço escolar, um reforço alimentar da manhã, destinado a complementar o leite escolar, um lanche e um reforço alimentar da tarde.

As ementas definidas para as quatro refeições, explica o município, “são baseadas nas mais recentes orientações da Direção-Geral da Saúde e Direção-Geral da Educação” e “encontram-se disponíveis para consulta nos sites dos Agrupamentos de Escolas, na plataforma SIGA e nos próprios estabelecimentos de ensino”.

Paralelamente, o Município de Guimarães adere ao Regime Escolar de distribuição de fruta nas escolas, de âmbito europeu, que contempla a distribuição gratuita de frutas e hortícolas, duas vezes por semana a todas as crianças e alunos que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo.

Com o objetivo de “promover uma mudança de hábitos gradual e efetiva”, o Município procura ainda “incrementar o nível de literacia nutricional de todos os intervenientes naquilo que é o comportamento alimentar das crianças”. Para este efeito, está a ser implementado um conjunto de atividades, destinadas não só ao pré-escolar e 1.ºciclo, como também aos encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?