NESPEREIRA É A TERRA DE RAUL BRANDÃO

por JOAQUIM PEREIRA

O insigne escritor e dramaturgo escolheu Nespereira para aqui se instalar e, aqui, encontrou a inspiração que lhe permitiu escrever algumas das mais belas páginas, de sempre, da literatura Portuguesa.

Começar este texto com a alusão a Raul Brandão, no momento em que decorrem as comemorações dos 150 Anos do seu nascimento, não é despiciendo, até porque, o excelso escritor, além de ser a nossa mais ilustre figura, possuía uma característica de que todos herdamos um pouco: a capacidade de sonhar!

E é esta capacidade de sonhar, esta utopia de querer ir mais além que fazem de Nespereira o que ela é hoje: Terra de gente empreendedora, talentosa e criativa.

Atualmente, e após um período de menor fulgor, Nespereira evidencia a pujança e a capacidade de atração dos seus tempos áureos. Não! Não está tudo feito. Há muitas insuficiências a colmatar e novos projetos a desenvolver. Mas, a forma empenhada e decidida, como as gentes desta terra se aplicam na perseguição dos seus sonhos é razão, mais que suficiente, para acreditarmos num ridente porvir.

É prova do que acabo de escrever, o trabalho, fantástico, que vem sendo desenvolvido pelas Associações da freguesia, num esforço, conjunto e concertado, entre elas e a Junta de Freguesia. Só assim tem sido possível executar um tão ambicioso e qualificado plano de atividades como o nosso. O Corso Carnavalesco; O Sunset Musical na Praça; A Feira de Época – Ao Encontro de Raul Brandão, inserida no Março – Mês da Cultura; O Sunset Trail “Senhoras do Monte”, inserido no Maio – Mês da Saúde e as festividades em honra da Nª. Sª. do Rosário são, talvez, os pontos altos deste riquíssimo conjunto de eventos.

Importa, também, realçar que o Plano de Atividades que vem sendo implementado tem como um dos seus principais objetivos a deteção, promoção e divulgação dos muitos talentos, filhos da terra, que se distinguem dos demais pela excelência do seu trabalho criativo. Nas artes plásticas, na música, no desporto, na literatura, na culinária, no artesanato, etc. É impressionante a quantidade de pessoas que, umbilicalmente ligadas a esta freguesia, granjeiam relevo e notoriedade no país.

Nespereira, fruto da sua estratégica localização geográfica, aliada à excelente teia de vias de comunicação que a atravessam e à qualidade da rede de transportes que a serve, sempre foi uma freguesia de referência no contexto concelhio. Mas, hoje, com a abertura do Posto dos CTT-Correios de Portugal, do BUC – Balcão Único Municipal – e do Espaço do Cidadão, vê reforçada a sua preponderância, o que lhe confere uma capacidade ímpar como polo aglutinador de toda esta região.

Este bulício constante, este borbulhar frenético de talento e criatividade, esta vontade indómita de querer ir mais além, clamam e são merecedores de uma atenção que, estou certo, lhe é reconhecida e devida.

Alcandorados em projetos estruturantes que mudarão, radicalmente, a forma como nos vemos, sem nunca olvidarmos os pequenos nadas que tornam o nosso quotidiano melhor, NESPEREIRA tem futuro!

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?