NO EDIFÍCIO DA FÁBRICA DO ARQUINHO PODERÃO FORMAR-SE ENGENHEIROS AEROESPACIAIS
O anúncio foi feito por Domingos Bragança, depois da aprovação […]
O anúncio foi feito por Domingos Bragança, depois da aprovação do projeto de Operação Urbanística na Área Central de Guimarães, delimitado pelas avenidas D. João IV e D. Afonso Henriques e pelas ruas da Caldeiroa e Colégio Militar.
De acordo com o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, a antiga fábrica do Arquinho, delimitada entre Avenida D. Afonso Henriques e a Rua do Colégio Militar, poderá acolher o curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho (UMinho).
O anúncio foi feito esta segunda-feira, aos jornalistas, após a reunião municipal. “Já reuni com o novo presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, para trabalharmos a localização do curso de Engenharia Aeroespacial e posso adiantar que a fábrica do Arquinho é uma das possibilidades. Também o Fibrenamics, uma área importantíssima da Universidade, quer um sítio para alocar as suas oficinas e laboratórios e a fábrica pode ser esse espaço”, explicou.
O anúncio do autarca surgiu depois de a vereação vimaranense aprovar por unanimidade o projeto de Operação Urbanística na Área Central de Guimarães, delimitado pelas avenidas D. João IV e D. Afonso Henriques e pelas ruas da Caldeiroa e Colégio Militar. O projeto prevê a criação de duas novas vias, a construção de uma superfície comercial de média dimensão e lotes destinados à construção de habitação e comércio e inclui um prazo de execução de 10 anos.
A antiga fábrica do Arquinho está avaliada em 1,5 milhões de euros e faz parte de um acordo estabelecido entre a autarquia e um promotor imobiliário e ficará para o Município “pago pelas taxas de urbanização”. “Os muros das fábricas abandonadas na Avenida D. Afonso Henriques serão demolidos”, assegurou. Assim, irá recuperar-se a Fábrica do Arquinho, de modo a expandir o campus Couros, preservando o edifício “que será o símbolo e marca da força industrial de Guimarães”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 12, 2024
A associação "Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude" organiza um concerto solidário este sábado, dia 12 de outubro, na Basílica de São Pedro, no Largo do Toural.
Outubro 12, 2024
O Relatório e Contas do Vitória deu a conhecer o exercício financeiro do clube, que terminou a temporada 2023/2024 com um resultado negativo de 14,7 milhões de euros.
Outubro 12, 2024
Cerca de seis mil escuteiros do distrito de Braga celebram a abertura oficial do ano escutista este sábado, dia 12 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.