CarClasse
CarClasse
No regresso da I Liga, jogadores terão de realizar dois testes antes de cada jogo

Não está autorizada a concentração de pessoas em número superior a dez no exterior dos estádios.

Estádio_1_joão_bastos-672×353-672×353

Atletas, equipas técnicas e árbitros terão de se manter em recolhimento domiciliário, podendo sair para treinos e jogos.

© João Bastos/ Mais Guimarães

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou o parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o regresso da Liga NOS e da Taça de Portugal durante a pandemia. Os jogadores terão de efetuar dois testes a cada jogo — um 48 horas antes do jogo e outro “o mais próximo possível da hora do jogo”, lê-se no documento. Para além disso, terão de se manter em recolhimento domiciliário.

Os atletas, equipas técnicas e árbitros poderão iniciar treinos e participar nas competições “após este período de 14 dias (de testes)” e com “dois testes laboratoriais negativos”.

Confirmado está também que os jogos realizar-se-ão à porta fechada, sendo a circulação de adeptos nas imediações dos estádios “limitada”. Por isso, “não está autorizada a concentração de pessoas em número superior a 10”. “As forças e serviços de segurança devem, sob proposta da FPF, assegurar o cumprimento da legislação vigente, nomeadamente promover a dispersão de concentração de pessoas, quer no perímetro dos estádios, quer junto a hotéis, centros de treino, e via pública”, lê-se ainda no comunicado.

Jogadores, treinadores e árbitros estão obrigados a ficar em casa até à conclusão da época e apenas podem sair para treinar ou jogar. “Entende-se por recolhimento, o cumprimento de medidas rigorosas de distanciamento físico com outras pessoas. As deslocações dos intervenientes acima indicados devem restringir-se ao trajeto domicílio-clube/competição-domicílio”, lê-se no site da FPF. Assim, a DGS aponta que “os clubes devem apoiar os atletas e as suas famílias por forma a evitar deslocações para fora do domicílio (exceto as necessárias para a prática desportiva), recorrendo, para tal, a entregas domiciliárias de bens e serviços”.

De acordo com o parecer técnico, a FPF terá de “elaborar um documento estruturado com as recomendações e regras para a retoma das competições oficiais da I Liga de Futebol e da Taça de Portugal que seja do conhecimento público”. O documento terá de informar os estádios em que os jogos serão disputados. Ainda assim, as competições “devem ser realizadas no menor número possível de estádios”. “Estes estádios selecionados devem ser aprovados, para o efeito de retoma destas atividades desportivas, pela Autoridade de Saúde Regional. Estes estádios devem ter as condições que permitam a implementação de medidas de prevenção e controlo de infeção de forma sustentada”, informou a DGS.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES