CarClasse
CarClasse
Nove em cada dez portugueses consomem pouco a cultura que se produz

Por Eliseu Sampaio.

Eliseu sampaio

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesO estudo, “Práticas culturais dos portugueses”, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa, a pedido da Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta dados que devem preocupar os programadores culturais e responsáveis por esta área nos territórios. Nomeadamente, e logo à partida, o facto de 93% do total dos inquiridos se encontrarem na categoria de ‘baixo consumo cultural’, de atividades como o teatro, ballet, dança, ópera, cinema, circo, concertos, festivais e festas locais, que representam atualmente, diga-se, grande parte da oferta cultural.

Estes dados resultam de um inquérito nacional sobre os hábitos de consumo de cultura dos portugueses nos 12 meses anteriores à pandemia da Covid-19.

Perante isto, parece-me absolutamente necessário que todos os agentes se questionem sobre as políticas que têm sido adotadas na área cultural, e “aferir sobre os circuitos de criação e difusão que as sustentam”, como referem os coordenadores do trabalho. Segundo os mesmos, “o setor cultural não foi um pilar central no pós-25 de Abril, pelo que a democratização cultural tem ainda um longo caminho a percorrer”.

No fim de semana foi inaugurado o “novo” Teatro Jordão e a Garagem Avenida que assumem agora novas funções, nomeadamente como Escola de Artes, Escola de Música, sala de espetáculos, galeria de exposições e salas de ensaio. É mais um equipamento cultural que vem cimentar a posição da cidade-berço como um território marcadamente cultural em Portugal.

Com mais um equipamento, Guimarães poderá adiantar-se neste trabalho de chamar à participação da maioria da nossa população que não se sente cativada pela oferta cultural atual, arriscando aproximar-se aos seus reais interesses, e colhendo, posteriormente, os frutos desse envolvimento.

Tal como aconteceu no passado.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES