Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Guimarães reúne pela primeira vez
A primeira reunião do NPISA decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão na manhã da passada terça feira, dia 31 de outubro.
Os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo em Portugal são estruturas criadas para coordenar a assistência a pessoas em situação de sem abrigo.
Compostos por representantes da câmara municipal, o município de Guimarães esteve representado pela vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, entidades do setor público e outras organizações competentes, esses núcleos têm a responsabilidade de identificar pessoas em situação de sem abrigo, mobilizar recursos, planejar atividades, coordenar ações de intervenção, monitorizar processos, promover sensibilização na comunidade e garantir a implementação de estratégias de integração.
A articulação com o Núcleo Executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE) também é uma parte fundamental das suas tarefas. Em resumo, os NPISA desempenham um “papel vital na resolução do problema do sem abrigo, unindo esforços e recursos para melhorar a situação dessas pessoas em Portugal”, pode ler-se na nota publicada no site do município.
Recorde-se que, a 03 de abril passado, foi aprovada a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Guimarães (NPISA de Guimarães).
No auditório da Biblioteca Raul Brandão, no decorrer desta primeira reunião do NPISA de Guimarães foi formalizado um protocolo entre diversas entidades que se dedicam à intervenção com pessoas em situação de sem abrigo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
O presidente do PSD - Guimarães, na qualidade de deputado na Assembleia da República, reuniu com a Ministra da Cultura para defender junto do Governo mais investimentos para Guimarães.
Novembro 5, 2024
Nesta quarta-feira, dia 06 de novembro pelas 12h30, estudantes vão concentrar-se junto da estátua do “Prometeu”, no polo de Gualtar da Universidade do Minho.
Novembro 5, 2024
Com o anterior contrato, assinado em 2023, a encaminhar-se para o fim, o guarda-redes brasileiro renovou por mais duas épocas desportivas, até 2027, no Estádio D. Afonso Henriques.