Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Guimarães reúne pela primeira vez
A primeira reunião do NPISA decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão na manhã da passada terça feira, dia 31 de outubro.

Os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo em Portugal são estruturas criadas para coordenar a assistência a pessoas em situação de sem abrigo.
Compostos por representantes da câmara municipal, o município de Guimarães esteve representado pela vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, entidades do setor público e outras organizações competentes, esses núcleos têm a responsabilidade de identificar pessoas em situação de sem abrigo, mobilizar recursos, planejar atividades, coordenar ações de intervenção, monitorizar processos, promover sensibilização na comunidade e garantir a implementação de estratégias de integração.
A articulação com o Núcleo Executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE) também é uma parte fundamental das suas tarefas. Em resumo, os NPISA desempenham um “papel vital na resolução do problema do sem abrigo, unindo esforços e recursos para melhorar a situação dessas pessoas em Portugal”, pode ler-se na nota publicada no site do município.
Recorde-se que, a 03 de abril passado, foi aprovada a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Guimarães (NPISA de Guimarães).
No auditório da Biblioteca Raul Brandão, no decorrer desta primeira reunião do NPISA de Guimarães foi formalizado um protocolo entre diversas entidades que se dedicam à intervenção com pessoas em situação de sem abrigo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 14, 2025
Este ano, a Montanha da Penha, em Guimarães, será o cenário da Festa da Primavera, que decorre nos dias 22 e 23 de março e que é promovida pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity.
Março 14, 2025
Os portugueses serão chamados às urnas a 18 de maio, nas eleições Legislativas antecipadas. A queda do Governo de Luís Montenegro, um ano após ser eleito, coloca o país numa nova crise política.
Março 14, 2025
A homenagem rotária aconteceu na Pousada de Santa Marinha da Costa, e juntou rotários de clubes da região. Este ano, o Rotary Club de Guimarães decidiu elevar e homenagear a cultura e Capela Miguel foi o Profissional do Ano.