Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Guimarães reúne pela primeira vez
A primeira reunião do NPISA decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão na manhã da passada terça feira, dia 31 de outubro.
Os Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo em Portugal são estruturas criadas para coordenar a assistência a pessoas em situação de sem abrigo.
Compostos por representantes da câmara municipal, o município de Guimarães esteve representado pela vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, entidades do setor público e outras organizações competentes, esses núcleos têm a responsabilidade de identificar pessoas em situação de sem abrigo, mobilizar recursos, planejar atividades, coordenar ações de intervenção, monitorizar processos, promover sensibilização na comunidade e garantir a implementação de estratégias de integração.
A articulação com o Núcleo Executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE) também é uma parte fundamental das suas tarefas. Em resumo, os NPISA desempenham um “papel vital na resolução do problema do sem abrigo, unindo esforços e recursos para melhorar a situação dessas pessoas em Portugal”, pode ler-se na nota publicada no site do município.
Recorde-se que, a 03 de abril passado, foi aprovada a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Guimarães (NPISA de Guimarães).
No auditório da Biblioteca Raul Brandão, no decorrer desta primeira reunião do NPISA de Guimarães foi formalizado um protocolo entre diversas entidades que se dedicam à intervenção com pessoas em situação de sem abrigo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 18, 2024
O defesa central Marcelo, de 35 anos de idade, tem sido muito utilizado pelo técnico César Peixoto.
Dezembro 18, 2024
O PS está a falar a (pelo menos) duas vozes. Em Santa Clara, o Presidente da Câmara tem defendido uma solução para a mobilidade no concelho, e intermunicipal, baseada na construção do BRT/metrobus. Esta é a solução que está já no terreno, nomeadamente no concelho de Braga, tem financiamento, e é a solução com a qual Domingos Bragança se comprometeu. (Lembram-se daquele breve vídeo, que chegou ao programa televisivo de Ricardo Araújo Pereira, em que o líder nacional do PS terá incentivado Bragança a avançar com a preparação desta obra?)
Dezembro 18, 2024
“Um pensamento, uma palavra uma atitude” (PPA) é o nome da associação de apoio a doentes oncológicos, inseridos em meios sociais menos favorecidos.