O futuro está entre Costa e Barreto
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do Grupo de Comunicação Mais Guimarães
Este sábado, 18 de julho, será eleito o presidente da Federação Distrital de Braga do Partido Socialista.
De um lado, encabeçando a Lista B, estará o vimaranense Ricardo Costa, vereador na Câmara Municipal de Guimarães, e do outro Joaquim Barreto, da Lista A, cabeceirense, e atual presidente da distrital.
Não será uma simples eleição, acreditando eu que muito mais estará em jogo, sobretudo em Guimarães, e que haverá um antes e um depois deste ato eleitoral, duas realidades que serão forçosamente diferentes. Barreto nega que haja divisão pelo distrito, nas suas concelhias, mas todos sabemos bem que a há, e bem vincada e indiscutível, e o próprio admite, na concelhia vimaranense. Segundo Barreto, em entrevista ao Mais Guimarães uma divisão “criada” pelo seu opositor.
O anúncio de Luís Soares, presidente da concelhia de Guimarães, de apoio a Barreto, abriu uma fenda vigorosa entre este e Ricardo Costa, o companheiro de jornada do deputado, na ascensão até à Assembleia da República, a presidência da junta de Freguesia de Caldelas e, posteriormente, a presidência do partido em Guimarães. Domingos Bragança arriscou também apresentar o seu apoio ao candidato da Lista A, não se encobrindo na sua figura de presidente do Município.
Ricardo Costa teve a ousadia de se lançar ao escrutínio dos militantes socialistas, correndo riscos elevados. Terá tido consciência disso quando o fez, e mesmo assim avançou. É de se lhe tirar o chapéu.
Acrescentemos agora que, no final de semana, Bruno Fernandes foi reeleito presidente da concelhia de Guimarães do PSD, apontando já baterias às autárquicas de 2021. Simultaneamente, pesos pesados como Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão e Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, juntos, assumiram a liderança da Distrital do PSD. Na equipa, apresentam figuras vimaranenses como César Teixeira, agora presidente do Conselho de Jurisdição, e Alexandre Barros Cunha, tesoureiro da Comissão Política Distrital.
Saberemos, no sábado, quem preferem os socialistas colocar na linha da frente nas próximas batalhas politicas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 2, 2024
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sediada em Guimarães, acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".
Novembro 1, 2024
A Câmara Municipal de Guimarães, através da sua Divisão de Desenvolvimento Económico, realizou na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, numa unidade hoteleira da Montanha da Penha, a Gala “Guimarães Marca”. O "Guimarães Marca" é um projeto de promoção do tecido económico do concelho de Guimarães, no panorama nacional e internacional.