“O Verão é na Penha 2025” promete um verão cheio de cultura, música, tradição e natureza em Guimarães
Foi ao final da tarde desta quarta-feira, 2 de julho, que foi apresentada a programação da edição de 2025 da iniciativa “O Verão é na Penha”, um dos mais aguardados programas culturais do verão vimaranense. A Estância Turística da Penha será, uma vez mais, o palco privilegiado de uma proposta que une natureza, espiritualidade, música, gastronomia e experiências únicas, pensadas para todas as gerações.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
A apresentação contou com a presença de Roriz Mendes, juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, entidade organizadora do evento, e do vereador Miguel Oliveira, em representação do Município de Guimarães, parceiro fundamental na concretização desta iniciativa, ao lado de diversos agentes económicos locais.
Um programa ambicioso, enraizado na montanha
Na intervenção marcada por emoção e paixão pela Penha, Roriz Mendes não escondeu o orgulho por mais um ano de programação intensa: “É um programa ambicioso, com trabalho intenso, que visa diversificar a oferta cultural tanto ao nível dos conteúdos como dos locais. A Penha tem vários palcos naturais, com espetáculos à sombra, ao sol, de dia e de noite.”

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
A edição deste ano prolonga-se até 14 de setembro, com atividades todos os fins de semana, em alguns casos com programação desde sexta-feira à noite até domingo à tarde. Do palco religioso ao musical, passando pela componente gastronómica e ambiental, o programa pretende valorizar a Penha enquanto destino turístico e espiritual centenário, promovendo o seu usufruto por todos os públicos.
Roriz Mendes sublinhou ainda a importância da colaboração com o Município e com operadores locais, destacando o esforço coletivo que torna possível esta aposta contínua na qualificação da Penha:“Sem o apoio da Câmara e dos parceiros, seria impossível desenvolver um programa com esta dimensão. Estamos aqui a fazer o que todos queremos para a nossa terra: que os turistas permaneçam mais tempo, que haja economia local, e que a Penha continue viva.”
Miguel Oliveira, vereador da Cultura e Turismo, reforçou o compromisso do Município com a valorização da Penha, anunciando que este será o maior investimento municipal de sempre no programa “O Verão é na Penha”: “Todo o investimento aqui feito é bem feito. Este programa tem mérito próprio. É feito com paixão, por quem ama verdadeiramente a Penha.”

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
Referindo-se ao papel da Penha no desenvolvimento do turismo de natureza e religioso, o vereador apontou a necessidade de reforçar percursos pedonais e cicláveis e integrar melhor a montanha nos roteiros turísticos de Guimarães.
“A Penha é obrigatória para quem visita Guimarães. Temos que olhar para o turismo com autenticidade, sem descaracterizar a nossa cidade. O futuro do turismo passa também pela valorização da nossa natureza, das nossas romarias, das nossas tradições.”
Cultura para todos, desde os nomes consagrados aos talentos locais
Como vem sendo hábito, o cartaz de 2025 incluirá artistas consagrados e talentos locais, com uma clara aposta na diversidade de estilos e públicos, tal como destacou Roriz Mendes: “Queremos apresentar cultura local, regional e nacional. Foi assim que começou o Zé Amaro, foi assim que veio o Padre Guilherme e a Sofia Escobar. O Dino Freitas, que deu origem a tudo isto, continua a ser a nossa inspiração.”

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
A Irmandade destaca também o papel social do evento, como espaço de encontro entre gerações, onde é possível “trazer a merenda, fazer piqueniques, ouvir música, conviver e desfrutar da Praia Verde”, expressão carinhosa usada para descrever a área de lazer da Penha.
“O Verão é na Penha 2025”
A dimensão religiosa continua a ser um dos pilares do programa, com destaque para três grandes momentos: a Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha, padroeira da Irmandade; as Festas em Honra de São Cristóvão; e a já icónica 132.ª Peregrinação à Penha, um dos maiores momentos de fé e comunhão do Arciprestado de Guimarães e Vizela.
As Tardes de Domingo voltam a trazer animação ao Santuário, com atuações de artistas de cariz popular, criando um ambiente descontraído e familiar, num cenário de natureza e convivência.
Um dos pontos altos deste verão será o concerto “Para Sempre, Marco”, um espetáculo que revisita e reinventa os grandes êxitos de Marco Paulo, fundindo-os com sonoridades contemporâneas. Com direção artística de Tiago Pais Dias (Amor Electro), o espetáculo contará com as vozes de Jéssica Cipriano e Andrea Verdugo, ambas ex-concorrentes do The Voice, prometendo emoção e modernidade num cenário ímpar: o recinto do Santuário da Penha.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
Uma das grandes novidades de 2025 é o Festival Odisseia, que durante três dias transforma a Penha num palco de música eletrónica, natureza e experiências sensoriais. Julya Karma, Frankey & Sandrino, Rui Vargas, Diana Oliveira, Moullinex e GPU Panic (em formato MXGPU) são alguns dos nomes confirmados, ao lado de artistas locais. O festival espalha-se por três espaços distintos — a varanda do Santuário, o largo da Comissão e um Mercado Alternativo com jovens empreendedores.
A música feita em Guimarães também tem lugar de honra. Sobem ao palco os Fragmentos, Captain Boy, e a cantora Carolina Ceia, revelação do The Voice Portugal. A estes juntam-se jovens da RockSchool Guimarães e Porto, Dino e Kika Freitas, Francisco Ferreira, Ezequiel Sousa, o Grupo Folclórico da Corredoura e o da Casa do Povo de Ronfe, numa verdadeira celebração da criação artística local.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
“O Verão é na Penha” aposta também em eventos diferenciadores: o Festival do Espumante já no próximo sábado, dia 05 de julho, com jantar do restaurante Dan José e música ao vivo por Mário Correia e Francisco Reis; um sunset exclusivo da Casa Gourmet nas The Grove Houses; o emocionante Guimarães Rally Show; o irreverente Vai-m’à Banda; e o regresso do elegante Festival Penha Clássicos, já na sua sexta edição.