Obras da nova centralidade de Serzedelo arrancam no último trimestre do ano

Câmara de Guimarães aprovou a abertura do concurso para a obra de Requalificação Urbana da Centralidade de Serzedelo. O preço base da empreitada a concurso é de 2.199.619,66 euros mais IVA.

© Direitos Reservados

Está definido o projeto de requalificação urbana da área do centro da vila de Serzedelo. A obra iniciar-se-á no último trimestre deste ano, depois de aprovada a abertura do procedimento de concurso para a empreitada, na última reunião de câmara. O projeto prevê a requalificação da zona envolvente ao cemitério, rua da Eirinha e via de acesso à autoestrada, estimando-se que o respetivo preço contratual não deverá exceder €2.199.619,66 + IVA.

A execução da obra terá início na rua da Eirinha (EN310) e Via de acesso à auto-estrada (A7), seguindo-se a requalificação da zona envolvente ao cemitério e Capela do Senhor do Calvário.




Esta intervenção pretende requalificar o centro cívico da vila, na área a envolvente da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Proteção. “Pretende-se com esta intervenção dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região. É implementada uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da Igreja Stª Cristina e o cemitério, que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se o peão e a sua segurança”, afima o município, em comunicado.  

A requalificação da zona envolvente ao cemitério contempla o reperfilamento do piso, manutenção de alguns lugares de estacionamento automóvel, o melhoramento do espaço pedonal junto à escadaria da Capela do Senhor do Calvário, e sua envolvente, concebendo um espaço com árvores, de várias espécies, dotando-o ainda de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada. Será requalificada a estrada 310, com a criação de rotunda, o reperfilamento e beneficiação do acesso à autoestrada.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?