Oito agrupamentos participam na oitava edição do Eco Parlamento de Guimarães

O Eco Parlamento abre espaço ao debate entre os estudantes do ensino básico sobre o desenvolvimento sustentável.

ecoparlamento barra

A oitava edição do Eco Parlamento arrancou na passada sexta-feira, 31 de março, no âmbito das atividades do PEGADAS, programa de educação ambiental do Município de Guimarães, dinamizado pelo Laboratório da Paisagem.

© Direitos Reservados

O Eco Parlamento abre espaço ao debate entre os estudantes do ensino básico sobre o desenvolvimento sustentável. Cada um dos oito agrupamentos de escolas participantes constituiu uma equipa com estudantes dos vários ciclos de ensino que apresentaram os desafios e soluções ambientais selecionados, sempre no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os desafios e soluções ambientais dos agrupamentos de escolas em discussão foram os seguintes: Abação – “Espaços escolares exteriores e a promoção da saúde mental”; Arq. Mário Cardoso – “Água limpa – Ação local, impacto global”; Briteiros – “Como criar uma comunidade sustentável?”; Fernando Távora – “Uma escola ativa e com Saúde”; Prof. Abel Salazar – “Reduzir o Consumo de Energia na Escola – Reduzindo a Pegada Ecológica”; Prof. João de Meira – “A voz das escolas nos ODS”; Vale de S. Torcato – “Valoriza o desperdício!”; Virgínia Moura – “Reinventar a coser o Planeta”.

Presentes na primeira sessão, as vereadoras da educação e do ambienta da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto e Sofia Ferreira respetivamente, elogiaram a participação dos oito agrupamentos escolares, sublinhando as “excelentes apresentações dos alunos”.

Os alunos são também responsáveis por avaliar os projetos e apresentações dos seus colegas, a par com um júri externo, composto por representantes da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Universidade das Nações Unidas, Vimágua, Resinorte e Laboratório da Paisagem.

A sessão final da oitava edição do Eco Parlamento está agendada para o dia 26 de maio, no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES