ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS. ÁLVARO VASCONCELOS VEM A GUIMARÃES FALAR SOBRE A DEMOCRACIA

© Fábio Poço / Global Imagens 

Álvaro de Vasconcelos vem a Guimarães, na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, para apresentar o livro “25 de Abril no Futuro da Democracia”. O evento tem lugar na Casa da Memória e está marcado para as 18h30

Numa sessão de participação livre, o cronista vai dar a conhecer as ideias sobre democracia e o caminho para o qual avançamos. “A combinação entre democracia e justiça social está no centro dos debates de hoje”, diz.

Neste ensaio, o autor debruça-se “sobre importância da revolução dos cravos no surgimento da designada terceira vaga de democratização que varreu o mundo após 74´e que, para alguns, chegou mesmo a ser o ideal inspirador das Primaveras Árabes”

Guimarães recebe, assim, o fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), do qual é, desde a fundação (1981), diretor do conselho gestor e diretor geral. Álvara de Vasconcelos foi diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia entre maio de 2007 e maio de 2012.

Segundo uma pequena biografia do Instituto Internacional Casa de Mateus, o autor de 75 anos “é colaborador da imprensa portuguesa escrita, falada e televisionada, sendo também frequentemente requisitado para falar à imprensa europeia. É frequentemente convidado como orador principal em conferências de universidades europeias e dos Estados Unidos.”

O ensaio que Álvaro de Vasconcelos traz a Guimarães foi referido por Teresa de Sousa, jornalista do Público, como “uma viagem indispensável, que vai para além dos estudos académicos, em que a vivência direta, pessoal e política permitem traçar um retracto fácil de compreender” para aqueles a quem não foi dado viver esses momentos de viragem em Portugal.

A sessão conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?