ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS. ÁLVARO VASCONCELOS VEM A GUIMARÃES FALAR SOBRE A DEMOCRACIA
No ensaio, o autor debruça-se "sobre importância da revolução dos cravos no surgimento da designada terceira vaga de democratização que varreu o mundo após 74"
Álvaro de Vasconcelos vem a Guimarães, na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, para apresentar o livro “25 de Abril no Futuro da Democracia”. O evento tem lugar na Casa da Memória e está marcado para as 18h30
Numa sessão de participação livre, o cronista vai dar a conhecer as ideias sobre democracia e o caminho para o qual avançamos. “A combinação entre democracia e justiça social está no centro dos debates de hoje”, diz.
Neste ensaio, o autor debruça-se “sobre importância da revolução dos cravos no surgimento da designada terceira vaga de democratização que varreu o mundo após 74´e que, para alguns, chegou mesmo a ser o ideal inspirador das Primaveras Árabes”
Guimarães recebe, assim, o fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), do qual é, desde a fundação (1981), diretor do conselho gestor e diretor geral. Álvara de Vasconcelos foi diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia entre maio de 2007 e maio de 2012.
Segundo uma pequena biografia do Instituto Internacional Casa de Mateus, o autor de 75 anos “é colaborador da imprensa portuguesa escrita, falada e televisionada, sendo também frequentemente requisitado para falar à imprensa europeia. É frequentemente convidado como orador principal em conferências de universidades europeias e dos Estados Unidos.”
O ensaio que Álvaro de Vasconcelos traz a Guimarães foi referido por Teresa de Sousa, jornalista do Público, como “uma viagem indispensável, que vai para além dos estudos académicos, em que a vivência direta, pessoal e política permitem traçar um retracto fácil de compreender” para aqueles a quem não foi dado viver esses momentos de viragem em Portugal.
A sessão conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 2, 2024
Ao longo de 2024, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) estuda e expõe em detalhe peças do seu acervo museológico, com o objetivo de partilhar um pouco da história dessas peças e das coleções disponíveis na SMS.
Novembro 2, 2024
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sediada em Guimarães, acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".