ORDEM AFONSINA QUER QUE SE LEIA “EM 1128” NA TORRE DA ALFÂNDEGA
Associação vimaranense enviou carta aberta à autarquia vimaranense.

Associação sem fins lucrativos enviou carta aberta à Câmara Municipal.

A associação vimaranense Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador pretende que, na torre da Alfândega, estejam incluídas as letras do ano em que aconteceu a batalha de São Mamede: 1128. Em carta aberta à Câmara de Guimarães, a associação que tem como objetivo o estudo, investigação e divulgação da vida e obra de D. Afonso Henriques propõe que a autarquia acrescente a circunstância de tempo sob forma das letras “em 1128”. “A Grã Ordem Afonsina não conhece outra razão capaz de justificar a frase lapidar inscrita na torre da alfândega, que diz Aqui Nasceu Portugal, que não seja o facto histórico de Guimarães ter sido o palco da Batalha de S. Mamede, ocorrida no dia 24 de Junho de 1128”, pode ler-se no mesmo documento.
Na carta assinada por João Barroso da Fonte, presidente da direção da associação vimaranense, refere-se ainda que “a data de nascimento de Portugal continua a ser uma questão polémica, perante a qual Guimarães não pode ficar indiferente”.
A autarquia vimaranense informou ao Mais Guimarães que não se vai pronunciar sobre a intenção.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
A vimaranense Francisca Jorge venceu, na tarde deste domingo, 10 de dezembro, o ITF W25 de Mogi das Cruzes, no Brasil, em singulares. A jovem tenista garantiu a melhor classificação de sempre no ranking WTA e deu um passo importante na luta pelo apuramento para o qualifying do Australian Open.
Dezembro 10, 2023
Os empates continuam a acompanhar o percurso da equipa B no Campeonato de Portugal.
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.