ORDEM AFONSINA QUER QUE SE LEIA “EM 1128” NA TORRE DA ALFÂNDEGA
Associação vimaranense enviou carta aberta à autarquia vimaranense.
Associação sem fins lucrativos enviou carta aberta à Câmara Municipal.
A associação vimaranense Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador pretende que, na torre da Alfândega, estejam incluídas as letras do ano em que aconteceu a batalha de São Mamede: 1128. Em carta aberta à Câmara de Guimarães, a associação que tem como objetivo o estudo, investigação e divulgação da vida e obra de D. Afonso Henriques propõe que a autarquia acrescente a circunstância de tempo sob forma das letras “em 1128”. “A Grã Ordem Afonsina não conhece outra razão capaz de justificar a frase lapidar inscrita na torre da alfândega, que diz Aqui Nasceu Portugal, que não seja o facto histórico de Guimarães ter sido o palco da Batalha de S. Mamede, ocorrida no dia 24 de Junho de 1128”, pode ler-se no mesmo documento.
Na carta assinada por João Barroso da Fonte, presidente da direção da associação vimaranense, refere-se ainda que “a data de nascimento de Portugal continua a ser uma questão polémica, perante a qual Guimarães não pode ficar indiferente”.
A autarquia vimaranense informou ao Mais Guimarães que não se vai pronunciar sobre a intenção.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 13, 2024
É já este domingo, dia 15 de setembro, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga, o aguardado confronto entre Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube.
Setembro 13, 2024
O executivo de Guimarães vai voltar a votar, na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, a atribuição de um subsídio de 40 mil euros à Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) para organizar um torneio de padel na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Setembro 13, 2024
Num plenário realizado na noite desta quinta-feira, dia 13 de setembro, em Cabeceiras de Basto, Luís Soares reafirma o seu compromisso com a igualdade de género caso seja eleito Presidente da Federação do Partido Socialista de Braga.