ORGANIZAÇÃO DA FINAL FOUR DA LIGA DAS NAÇÕES PREOCUPA COMERCIANTES E MORADORES

Guimarães vai receber, já no próximo mês de junho, dois jogos da Final Four da Liga das Nações, a 06 e a 09. No primeiro dia, o Estádio D. Afonso Henriques recebe o encontro entre Inglaterra e Holanda e, posteriormente, será o palco do jogo que irá ditar o terceiro e quarto lugar desta competição.

A menos de um mês para receber um evento destas dimensões na cidade-berço, em que são esperadas mais de 30 mil pessoas (capacidade do D. Afonso Henriques), comerciantes e moradores do centro histórico preocupam-se pela falta de informação quanto à organização. Ao Mais Guimarães, duas pessoas (que vão estar diretamente envolvidas neste evento e que preferiram manter o anonimato), denunciaram a situação de total desconhecimento sobre o que irá acontecer nos dias de jogos, temendo a má organização.

“Há três pontos essenciais que a esta altura já deveríamos saber, que são as questões de segurança, de mobilidade e as condições para os visitantes, como por exemplo, onde é que eles vão reunir. As pessoas têm que se preparar para isso. Como é que a restauração vai trabalhar, como será a segurança, o trânsito vai ou não estar cortado. Como é que a Câmara vai gerir isso tudo? Quantas pessoas estão à espera para esses dias?”, são as perguntas para as quais ainda não existe resposta.

Na conversa com o Mais Guimarães, relembraram também que em 2017, quando o Vitória recebeu o Marselha para a Liga Europa, os confrontos e prejuízos no centro histórico foram visíveis e que, ainda assim, esse não teve as dimensões que os jogos da Liga das Nações vão ter. “Relembrando a última vinda dos franceses, muitos proprietários tiveram prejuízos enormes. Nós temos muito medo que isso volte a acontecer. A acumulação de pessoas vai ser muito grande e isso preocupa muito quem trabalha lá e quem lá mora”, apontaram.

Contactada pelo Mais Guimarães, a Câmara Municipal não divulgou informações sobre a organização deste evento, argumentando que não é a única entidade envolvida. “Há meses que a Câmara Municipal de Guimarães, através de vários departamentos, está a trabalhar no planeamento da organização dos jogos que vai acolher na Final Four da Liga das Nações, em articulação com a Federação Portuguesa de Futebol, as Federações dos Países que nos visitam, Vitória SC, Forças de Segurança, Proteção Civil, entidades de Transportes, entidades hoteleiras, Hospital de Guimarães, entre outras. Oportunamente, serão prestados todos os esclarecimentos necessários e informações em torno dos jogos da Liga das Nações”, apontou a autarquia vimaranense.

Leia o artigo na íntegra na edição em papel do Mais Guimarães, já nas bancas.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?