OUTRA VOZ APRESENTA “LANTERNA ADIANTE” NESTE DOMINGO À TARDE

A 01 de setembro a Outra Voz apresentou, a convite da artista norte-americana Ann Hamilton, uma performance para a inauguração de  “Side by Side”, em Guimarães. Agora, no seu encerramento, a Outra Voz apresenta “Lanterna Adiante” neste domingo, 25 de novembro, às 17h30, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

@ Ivo Rainha

Após uma descoberta prolifera da “cidade industrial” que Guimarães fora em tempos, Ann Hamilton não hesitou em explorar os caminhos das velhas fábricas com peles e tecidos abandonados. Durante um mês a artista norte-americana instalou-se e deu luz a diferentes aspetos da memória vimaranense. Contudo, não é só o património material que Hamilton encontra. A Outra Voz espelha a comunidade marcada por um quotidiano pendular entre o industrial e rural.

“Lanterna Adiante” foca o encontro das peles semi-curtidas e dos tecidos poeirentos e com as mãos que, outrora, os produziram. Um retrato pela voz de quem já habitou o interior dos grandes muros de pedra e que lembra toda uma comunidade que partilhava as máquinas e a tradição do canto conjunto.

O regresso da Outra Voz ao CIAJG acontece no encerramento definitivo de um trabalho proposto pela conceituada artista Ann Hamilton para a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea Contextile 2018 que envolveu a comunidade vimaranense que todas as semanas via as suas peles saírem de um velho mercado para o novo interposto comercial da cidade.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?