Partido Socialista promoveu fórum dedicado à História, Cultura, Património e Desenvolvimento
Para o setor da cultura, o Partido Socialista apresenta, assim, uma visão assente em seis prioridades fundamentais: "a promoção do livro e da leitura; o património cultural; a criação artística; a promoção do cinema e do audiovisual; a descentralização; e a internacionalização".
A campanha da candidatura do Partido Socialista no distrito de Braga às Eleições Legislativas e a Federação de Braga promoveram, este sábado, 22 de janeiro, o último fórum temático sobre os eixos de atuação para a região sob o tema “A História, a Cultura, o Património e o Desenvolvimento”.
José Luís Carneiro abriu a sessão recordando a “marca identitária muito forte” do Minho e das suas gentes e que “está bem patente nas suas tradições seculares, na hospitalidade e a arte de bem receber os visitantes e na beleza e variedade do património cultural”. Para José Luís Carneiro, “é determinante para o crescimento e afirmação da região que se faça o aproveitamento eficaz do património material e imaterial, não só porque constitui um setor estratégico para o desenvolvimento económico, mas também porque é um elemento indispensável para o bem-estar dos cidadãos”.
Para o setor da cultura, o Partido Socialista apresenta, assim, uma visão assente em seis prioridades fundamentais: “a promoção do livro e da leitura; o património cultural; a criação artística; a promoção do cinema e do audiovisual; a descentralização; e a internacionalização”
“O património cultural é uma responsabilidade coletiva. Valorizar os museus, os monumentos e o património cultural é preservar a nossa identidade enquanto povo, enquanto nação” referiu Elisabete Matos. “A cultura constitui um veículo primordial para a valorização individual e coletiva, a transformação social e a coesão territorial. Importa, pois, prosseguir uma política cultural sustentada e de proximidade, promovendo uma estratégia assente na descentralização e na desconcentração territorial, de modo a incentivar o mais amplo acesso às artes”, disse.
Na conclusão da sessão, Joaquim Barreto, candidato a deputado e presidente da Federação de Braga do PS, falou da importância da internacionalização do setor. “As artes são agentes de mudança social e territorial e são também embaixadores maiores do nosso país. A capacidade inovadora e a originalidade dos criadores portugueses, em conjugação com o espaço comum de mais de 250 milhões de falantes de português, constituem eixos fundamentais para a internacionalização da nossa cultura e para a construção de uma marca internacional de Portugal, ao mesmo tempo capaz de afirmar o património históricocultural português, a criatividade dos nossos artistas e a competitividade da economia do país”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.