Penha: Naturalmente, o farol de Guimarães
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesNós, os vimaranenses, habituamo-nos a olhar ao alto. A ver em cada amanhecer o sol surgir por trás de montanha da Penha. A cada dia, por ali contemplarmos os primeiros sinais de renovação.
Não espanta, portanto, que em lugar tão fascinante, os vimaranenses quisessem edificar um espaço de paz, de fé, de alegria e contemplação.
No Monte de Santa Catarina, entre os rochedos graníticos e a aridez, criaram-se condições para que a vegetação vingasse. Ali, construiu-se, e foi inaugurado em 1947, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, um Santuário, a quase 600 metros de altitude. O Santuário da Penha é um projeto do conhecido arquiteto Marques da Silva. A obra, projetada em 1930 e concluída com muito esforço 17 anos depois, há 75 anos, é um lugar de peregrinação e de encontro dos vimaranenses e dos habitantes desta região, sobretudo de entre Douro e Minho. No último domingo foram cerca de 50 mil os que por lá passaram, na 129ª Peregrinação Anual.
De perto e de longe, ao longo das décadas, começaram a chegar pessoas, cada vez mais, e aos poucos a Penha foi ganhando importância regional, como lugar de culto, de fé, mas também de contacto com a natureza.
A natureza que ali se revela e é protegida por homens e mulheres que diariamente se dedicam à sua preservação. Merecem o nosso reconhecimento. À Irmandade da Penha, um obrigado por cuidarem tão bem da nossa montanha, um tesouro maior que os vimaranenses colocam ao peito, com muito orgulho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Depois de uma longa paragem, o Vitória B regressou em força, e na 10ª jornada do Campeonato de Portugal bate o Bragança, que lidera a tabela, em casa por 4-0.
Dezembro 3, 2024
Detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Famalicão.
Dezembro 3, 2024
A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, foi reconhecida com duas distinções pela excelência e impacto na promoção da investigação clínica aplicada aos Cuidados de Saúde Primários (CSP).