PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO 3B’S (PUB)

Criado há 20 anos, o Grupo 3B’s encontra-se instalado no AvePark, em Guimarães, e é altamente reconhecido pelo contributo na área da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa.

O Grupo de Investigação 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) foi criado em 1998, na Universidade do Minho, e está localizado na cidade berço, mais precisamente no AvePark.
Em 2008, o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa foi formado como resultado da criação da Rede Europeia de Excelência (NOE) Expertisses, financiada no âmbito do Sexto Programa-Quadro (FP6), encontrando-se a sede nas instalações do 3B’s, e que tem filiais em 22 locais, distribuídos por 13 países.

O 3B’s possui uma equipa multidisciplinar e altamente qualificada, que trabalha na interface e biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciência dos materiais.

As principais áreas de investigação incluem, entre outras, o desenvolvimento de novos materiais, libertação de fármacos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células-estaminais.

O 3B’s tem no seu ADN uma forte componente de investigação interdisciplinar, onde a colaboração, a cooperação e o empreendedorismo são as características mais marcantes. O 3B’s tem por missão o desenvolvimento de novos biomateriais à base de polímeros naturais para aplicações em biomedicina, libertação de fármacos, e engenharia de tecidos e medicina regenerativa.
A investigação do 3B’s é apoiada recorrendo a financiamentos vários, em concursos competitivos e obtidos das agências de financiamento da União Europeia e nacionais, e contratos industriais.
O 3B’s tem sido um dos grupos mais ativos da União Europeia, tem crescido continuamente e é um Grupo de Investigação reconhecido pelos seus contributos na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa, a nível mundial. Têm sido desenvolvidas parcerias estratégicas com universidades da União Europeia, Ásia e América do Norte, tendo estas possibilitado a implantação de vários programas de intercâmbio de estudantes ao nível pós-graduado, pós doutoramento e projetos de investigação.

Importância de pertencer à Guimarães Marca

“A atividade principal do Grupo 3B’s é a investigação e desenvolvimento (I&D). A Guimarães Marca contribuiu para a internacionalização deste setor de atividade do concelho de Guimarães, e formenta a visibilidade da excelência da I&D na área da engenharia de tecidos e a medicina regenerativa realizada no AvePark e na Universidade do Minho”, refere o professor Rui L. Reis, fundador do projeto 3B’s.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?