
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO 3B’S (PUB)
Criado há 20 anos, o Grupo 3B’s encontra-se instalado no AvePark, em Guimarães, e é altamente reconhecido pelo contributo na área da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa.

Criado há 20 anos, o Grupo 3B’s encontra-se instalado no AvePark, em Guimarães, e é altamente reconhecido pelo contributo na área da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa.
O Grupo de Investigação 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) foi criado em 1998, na Universidade do Minho, e está localizado na cidade berço, mais precisamente no AvePark.
Em 2008, o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa foi formado como resultado da criação da Rede Europeia de Excelência (NOE) Expertisses, financiada no âmbito do Sexto Programa-Quadro (FP6), encontrando-se a sede nas instalações do 3B’s, e que tem filiais em 22 locais, distribuídos por 13 países.
O 3B’s possui uma equipa multidisciplinar e altamente qualificada, que trabalha na interface e biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciência dos materiais.
As principais áreas de investigação incluem, entre outras, o desenvolvimento de novos materiais, libertação de fármacos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células-estaminais.
O 3B’s tem no seu ADN uma forte componente de investigação interdisciplinar, onde a colaboração, a cooperação e o empreendedorismo são as características mais marcantes. O 3B’s tem por missão o desenvolvimento de novos biomateriais à base de polímeros naturais para aplicações em biomedicina, libertação de fármacos, e engenharia de tecidos e medicina regenerativa.
A investigação do 3B’s é apoiada recorrendo a financiamentos vários, em concursos competitivos e obtidos das agências de financiamento da União Europeia e nacionais, e contratos industriais.
O 3B’s tem sido um dos grupos mais ativos da União Europeia, tem crescido continuamente e é um Grupo de Investigação reconhecido pelos seus contributos na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa, a nível mundial. Têm sido desenvolvidas parcerias estratégicas com universidades da União Europeia, Ásia e América do Norte, tendo estas possibilitado a implantação de vários programas de intercâmbio de estudantes ao nível pós-graduado, pós doutoramento e projetos de investigação.
Importância de pertencer à Guimarães Marca
“A atividade principal do Grupo 3B’s é a investigação e desenvolvimento (I&D). A Guimarães Marca contribuiu para a internacionalização deste setor de atividade do concelho de Guimarães, e formenta a visibilidade da excelência da I&D na área da engenharia de tecidos e a medicina regenerativa realizada no AvePark e na Universidade do Minho”, refere o professor Rui L. Reis, fundador do projeto 3B’s.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.