PLATAFORMA CHINA-EUROPA PARA A ÁGUA REÚNE EM GUIMARÃES

De 6 a 9 de novembro, Guimarães irá acolher a 7.ª Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água. O destaque vai para a sessão do dia 8 de novembro, que terá lugar na Pousada de Santa Marinha e que contará com as presenças do Ministro dos Recursos Hídricos da China, E. Jingping, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, do Ministro da Energia e da Água de Malta, Joseph Mizzi, da Vice-Ministra da Agricultura e da Floresta da Finlândia, Janna Huso-Kallio, entre outros.

O evento, organizado conjuntamente pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, pelo Ministério dos Recursos Hídricos da China, pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Universidade de Évora reunirá mais de duas centenas de personalidades do setor da água para partilhar experiências e boas práticas de gestão de recursos hídricos na União Europeia e na China.

Em comunicado da autarquia pode ler-se que a Plataforma China-Europa para a Água foi estabelecida em março de 2012, em Marselha, e tem por objetivo promover a cooperação e o diálogo político, empresarial e científico entre os Estados-Membros da União Europeia e a China em matéria de gestão de recursos hídricos. Portugal é membro desta Plataforma desde a sua génese e entre 2020 e 2021 assumirá o Secretariado europeu desta Plataforma.

Para além da Reunião de Alto Nível, o programa contempla também a realização de um workshop dedicado à temática da economia circular da água que contará com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa. No dia 7 de novembro realiza-se um seminário dedicado à promoção do diálogo empresarial entre representantes da União Europeia e da China. Está já confirmada a participação de 35 empresas chinesas que atuam no setor da água. Estão também inscritas cerca de 30 empresas europeias, das quais 25 são portuguesas. A EDP, a ADP, a Procesl, a Aqualogos, e a Águas do Porto, entre outras, confirmaram também já a sua presença no espaço expositivo da Conferência.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?