Pôr debaixo da lupa a música que se esconde na Casa da Memória
“À Lupa” vai dar a conhecer as ligações que as artes sonoras têm com diversos temas focados nos vários núcleos expositivos distribuídos pelas duas naves desta Casa.

casa-da-memoria-barra-natal
No próximo dia 8 de janeiro, sábado, às 16h00, a Casa da Memória de Guimarães vai ser alvo de uma investigação e exploração através de uma visita orientada e conversa com a orientação de Teresa Arêde. “À Lupa” vai dar a conhecer as ligações que as artes sonoras têm com diversos temas focados nos vários núcleos expositivos distribuídos pelas duas naves desta Casa.

A investigação “À lupa” vai permitir acompanhar de perto, e com o melhor escrutínio, todos os desenvolvimentos desta exploração sonora que vai identificar e desvendar a música que está presente e vive nos seus vários núcleos, como são exemplos as sonoridades Nicolinas e a música que se produzia e ouvia ao longo dos séculos da história, desde a fundação de Portugal. Também as histórias associadas à música em Guimarães são abordadas, fruto de investigações prévias realizadas através de entrevistas com pessoas relacionadas com esta arte profissional e popular instalada na cidade.
Aproximar os olhos e ver o pormenor das coisas que se passaram de mão em mão ou da boca para o ouvido vai ser possível. “À lupa”, vai, assim, ajudar a não esquecer. Teresa Arêde quer pôr debaixo da lupa a música que se esconde na Casa da Memória de Guimarães.