POR UM LORDELO UNIDO E INOVADOR

por MANUEL TEIXEIRA

A freguesia de Lordelo, uma das maiores freguesias do concelho de Guimarães, com uma área de 497,26 hectares, dista da sede do concelho de cerca 12 kilómetros.  A Toponímia da freguesia tem origem no latim, cuja etimologia apontava para as palavras “Loordello”, “Laordello”, derivadas da palavra “Laurelellum, que está relacionado com a palavra loureiro. Este termo surge associado devido à abundância de moitas de loureiro existentes em Lordelo.

O Topónimo Lordelo surge pela primeira vez somente no ano 1220, aquando as inquirições de D.Afonso II, então nomeado “Collatio Sancli lacob de Lordelo” .Os lugares de Lordelo, indicam a origem suevo-visigótica. Esta localidade manteve-se durante séculos no julgado de Vermoim, termo de Barcelos, transferindo-se mais tarde, na divisão administrativa de Mouzinho da Silveira, em 1836, para o atual concelho.

Foi elevada a Vila no ano de 1995, é lugar muito aprazível, de gentes com forte espírito bairrista, trabalhores e fraternos. Consideramos a porta de entrada Sul Nascente do concelho. Fazendo fronteira com os concelhos de Famalicão, Santo Tirso, sendo por isso, um importante ponto geográfico , estrategicamente localizado, reforçado pela passagem da EN 105 e ainda pela via férrea, que facilmente ligam Guimarães ao Porto. Mais recentemente a requalificação da VIM, de qualidade excepcional, veio reforçar ainda mais a  possibilidades de se poder chegar a qualquer destino através da Auto-estrada.A Actividade económica predominante, é a industria têxtil, para a qual muito contribui os dois pólos industriais, de Mide e Seara. Seus cerca de 4.500 habitantes, fazem desta freguesia uma das mais populosas do concelho.

S.Tiago, é o seu padroeiro, e seus festejos realizam-se a 29/07 – Não menos importante são as festividades do S.João, a 24/06. Igreja Matriz, Igreja Paroquial, Capela de S.João ( monumento de interesse público ), Capela de Santo António, Capela da Nossa Senhora da Seca, Capela Nossa Senhora da Conceição (Quinta da Renda), Ponte Romana de Negrelos, Cruzeiro, Alminhas, Pelourinho, Pólo da Biblioteca Raul Brandão, constitui um vasto e rico Património Cultural.

Números a ter em conta: Rede pública de Abastecimento de agua  e saneamento em 98% do território; Iluminação pública em 100%; Alojamento, 1700; Forte movimento associativo ( Associação Cultural e Recreativa de Lordelo, Associação de Reformados de Lordelo, Clube de Caçadores de Lordelo, Clube Ornitológico de Lordelo, CNE – Corpo Nacional de Escutas, Grupo Bombos Lopes, Grupo Coral, Grupo Folclórico e Etenografico, Grupo Folclórico das Tecedeiras de Lordelo, Grupo de Jovens Salvi et Spe, Instituição Prof.Luis Machado, Lordvespas, Grupo Litúrgico, Grupo Coral as Sementinhas, grupo Velha Guarda Airsoft; Academia de musica Estúdio 3, Projeto A2 ( Olaria e azulejaria ); grupo Cavaquinhos, Grupo Danças salão, Zumba, Grupo Canto Outra Voz, Grupo Ginástica, Grupo Violinos, Guitarra.

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?