Prazins Santo Tirso guarda cápsula do tempo para ser aberta em 2050

A Associação de Pais da Escola do Deserto, com o apoio da junta de freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite, proporcionou uma experiência única à comunidade, ao proceder à colocação da cápsula do tempo nos arredores da escola, que se pretende que apenas seja aberta no ano de 2050.

capsula-prazins-Barra-+G-10-anos

A Associação de Pais da Escola do Deserto, com o apoio da junta de freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite, proporcionou uma experiência única à comunidade, ao proceder à colocação da cápsula do tempo nos arredores da escola, que se pretende que apenas seja aberta no ano de 2050.

© Direitos Reservados

No interior da cápsula, estão objetos utilizados pelos alunos nas aulas, uma pen drive com fotos e vídeos das atividades realizadas recentemente, capas de jornais e revistas recolhidas no dia 30 de junho de 2023, assim como cartas redigidas pelos alunos e docentes dirigidas às gerações futuras.

De acordo o vice presidente da Associação de Pais, Filipe Almeida, foram convidados a vereadora da Educação, o diretor do Agrupamento, o presidente da junta, docentes da Escola de Deserto, representantes atuais da Associação de Pais e o pároco da freguesia para assumirem a responsabilidade de serem os guardiões da cápsula do tempo.

Este grupo ficou incumbido de zelar pela segurança e preservação da cápsula do tempo durante os 27 anos em que ficará guardada. Outra missão será entregarem estas memórias às gerações futuras. O pacto foi selado com a oferta de um porta-chaves a cada um, onde constam as coordenadas GPS do local exato da cápsula do tempo, dado que só eles saberão com precisão onde ela se encontra, bem como a data da sua abertura.

Cada participante teve a oportunidade de depositar as suas próprias lembranças na cápsula, e desejos futuros, simbolizando a importância da preservação da cultura e memória local. Os discursos proferidos destacaram a relevância deste projeto para a comunidade educativa, como uma forma de “deixar um legado para as gerações futuras”.

A cápsula do tempo representa, acredita, “um elo entre o passado, presente e futuro, além de incentivar a reflexão sobre a evolução e os desafios enfrentados ao longo do tempo”. A expetativa é de que, quando aberta, essa cápsula “revele um retrato fiel da realidade vivida pelas pessoas presentes naquele momento, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre o contexto social, cultural e educacional da época”, permitindo à comunidade de Prazins Santo Tirso “compartilhar momentos especiais com o futuro e celebrar a união em torno do conhecimento e da preservação da história local”.

O evento contou com a presença da vereadora da Educação do município de Guimarães, Adelina Pinto, do diretor do Agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso, Artur Monteiro, e do presidente da junta de freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite, Carlos Borges, bem como do pároco da freguesia, José Pedro Vale. Na cerimónia, estiveram ainda presentes as docentes, as auxiliares de ação educativa e os representantes da Associação de Pais da Escola de Deserto, José Matos e Filipe Almeida.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES