PRAZOS DE APROVAÇÃO DE PROJETOS QUESTIONADOS PELA CDU

O vereador da CDU, Torcato Ribeiro, na reunião de Câmara, da passada quinta-feira, dia 03 de agosto, questionou o executivo sobre a demora na apreciação de projetos de licenciamento de obras no centro histórico.

Centro_Historico_aerea

[Direitos Reservados]

O vereador da CDU, Torcato Ribeiro, na reunião de Câmara, da passada quinta-feira, dia 03 de agosto, questionou o executivo sobre a demora na apreciação de projetos de licenciamento de obras no centro histórico.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Torcato Ribeiro afirmou que a sua dúvida se colocava na sequência do caso particular de um casal jovem que decidiu investir num imóvel degradado no centro histórico. O vereador da CDU não compreende que o licenciamento possa “levar o triplo do tempo que demora a obra”. Torcato Ribeiro lembrou que nestes casos há normalmente um empréstimo para aquisição e outro para a recuperação e que a demora nas decisões pode-se tornar incomportável para os envolvidos, porque, afirma, “morosidade representa dinheiro”.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O vereador José Bastos afirmou que, “os prazos para aprovação destes processos são relativamente curtos e ao mesmo tempo relativamente longos” e precisou explicando: “são processos que implicam a participação de várias entidades, que não se limitam a verificar a arquitetura e especialidades”. Nestes casos é levada em linha de conta a análise do valor patrimonial. Estes processos além da aprovação da Câmara Municipal de Guimarães dependem também da aprovação da Direção Regional de Cultura do Norte. José Bastos esclareceu que a Câmara de Guimarães tem uma relação institucional com esta direção regional, de forma que a apreciação dos projetos é feita em reuniões periódicas entre as duas entidades. Desta forma evitam-se pareceres distintos sobre o mesmo projeto.

Sobre os prazos, Torcato Ribeiro, lembrou que eles não devem ser ultrapassados, mas que também não devem ser esgotados, se disso não houver necessidade.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES