Prémio de melhor carro das Maçazinhas atribuído à Escola Secundária Martins Sarmento
Após deliberação do júri, o prémio de melhor carro das Maçazinhas foi atribuído à Escola Secundária Martins Sarmento. O título foi recebido por Corália Moreira, responsável pelos trabalhos de preparação do carro.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães
A Escola Profissional Afonso Henriques foi reconhecida com uma Menção Honrosa, recebida pela professora Marta Gonçalves, em representação do estabelecimento. A Escola Secundária Santos Simões recebeu o prémio de participação, entregue ao diretor Benjamim Sampaio.
A sessão contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, Marta Nuno, da Irmandade de S. Nicolau, José Ribeiro, da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães – Velhos Nicolinos e Eduardo Lobo, presidente da Associação das Comissões das Festas Nicolinas.
Paulo Lopes Silva realçou que o prémio visa ser um “reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por professores e alunos das escolas participantes”, bem como um estímulo para que, a cada ano, o número das Maçazinhas possa angariar mais participantes. O vereador da Cultura destacou ainda o trabalho da Comissão das Festas Nicolinas.
José Ribeiro, presidente da AAELG-Velhos Nicolinos, destacou a maior participação registada na edição deste ano das Maçazinhas e apelou para que essa participação possa ser ainda maior.
Em representação do júri, Marta Nuno explicou que a avaliação foi feita de acordo com a relação do tema do carro com a tradição e a atualidade, a criatividade, a dimensão do carro, aqualidade das peças apresentadas e participação dos estudantes na preparação do carro.
Marta Nuno destacou ainda o trabalho do grupo de raparigas que trataram da decoração das varandas e anunciou que todas as escolas receberiam um prémio de participação.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.