Presidente da câmara de Guimarães lamenta morte de Gama Lobo Xavier

Luís Filipe da Gama Lobo Xavier, advogado que esteve ligado à Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães durante 24 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 11 de dezembro.

© Direitos Reservados

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1960, Gama Lobo Xavier foi inscrito na Ordem dos Advogados em 1964. Durante a sua atividade, desempenhou vários cargos, entre os quais subdelegado do Procurador da República em Braga, delegado do Ministério Público nos Tribunais do Trabalho de Vila Real, Aveiro e Guimarães, secretário da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães e Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães, entre 1980 e 1995.

Gama Lobo Xavier promoveu, com a Câmara Municipal de Guimarães, a criação do terceiro Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita de Portugal, tendo sido diretor do mesmo, desde a sua fundação em 1991. Foi homenageado com a Medalha de Honra pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados em 2010 e foi distinguido por serviços prestados à Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar. Além disso, foi presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Vizela durante mais de vinte anos.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, lamenta o falecimento de Gama Lobo Xavier, “endereçando a toda a sua família, amigos e colegas de profissão as mais sentidas condolências”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES