Projeto de ações de sensibilização LGBTQI+ vai ser concretizado
OS projetos foram escolhidos pelos jovens e pelo júri.
O projeto “Mente Aberta – Nós temos a voz que tu precisas” e o projeto do grupo do projeto APUCA – Apoio Para Uma Comunidade Ativa foram os escolhidos para passarem à implementação. Estes projetos resultam do processo de capacitação para a participação democrática, iniciado em março, com sessões de brainstorm e trabalho de grupo com jovens dos 14 aos 18 anos, em torno dos conceitos de qualidade de vida e valores para o Bem Comum. Foram submetidas 52 ideias na plataforma democracidadobemcomum.pt e as cinco mais votadas foram transformadas em planos de projetos no passado fim de semana, no evento de capacitação jovem Fora do Comum.
Neste evento participaram técnicos do Município e outros especialistas convidados, cuja área de trabalho se relacionava com as ideias escolhidas. Além dos jovens terem aprendido passo a passo como estruturar um projeto, ficaram a conhecer a orgânica do município, e como podem interagir com as entidades locais, para os concretizar.
O projeto “Mente Aberta – Nós temos a voz que tu precisas” foi o escolhido pelos jovens e trata-se de um programa de ações de sensibilização para a temática LGBTQI+ nas escolas e criação de um espaço (físico/virtual) de apoio para os jovens. Jéssica e Raquel estudam na Escola Secundária das Taipas e foram as impulsionadoras do projeto “Mente Aberta – Nós temos a voz que tu precisas”.
O juri escolheu o projeto APUCA – Apoio para uma comunidade ativa. Trata-se de uma aplicação móvel que cruza jovens interessados em fazer voluntariado e as instituições de solidariedade e outras, que necessitam de apoio. A divulgação da app será feita nas escolas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e visa promover a educação para a cidadania. Foi ainda atribuído uma menção honrosa ao projeto “Cidade a Pedal”, pelo excelente trabalho de equipa e qualidade da proposta. Este projeto é da responsabilidade de Letícia, a Lara e a Francisca que, juntas, formam o grupo do projeto APUCA – Apoio Para Uma Comunidade Ativa.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, destacou a importância da intervenção dos jovens. “Os jovens pensam fora da caixa e têm uma visão diferente, daí é importante ter este eco construtivo pela parte dos jovens a fim de cruzar com o poder de quem tem de tomar as decisões”. Adelina Pinto destacou esta preocupação do município com o lançamento recente de uma aplicação “Dar Vez à Tua Voz”, onde os jovens até aos 18 anos podem apresentarem sugestões à Câmara Municipal. Esta sessão contou ainda com as presenças da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira e do Diretor Adjunto do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Calado.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta devido às condições meteorológicas severas previstas para os próximos dias, afetando particularmente a região Norte e Centro de Portugal. Entre 19 e 21 de janeiro, espera-se precipitação forte, vento intenso e possibilidade de neve nas serras.
Janeiro 17, 2025
Entre os dias 22 e 26 de janeiro, Guimarães marcará presença na 45ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo, com ações promocionais nos stands Visit Guimarães e Visit Portugal.
Janeiro 17, 2025
Em destaque, a reportagem sobre a ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, e para o trabalho de âmbito social e cultural que, há 30 anos, desenvolve junto da população de uma das áreas mais rurais do concelho.
Saiba o que pensam os vitorianos sobre a extraordinária campanha que o Vitória está a realizar na Conference League. Conheça Débora Ferreira, jovem investigadora que está a trabalhar na procura de cura para o cancro da mama, e as histórias por trás do sucesso que a Escola de Dança Flávia Portes alcançou no All Dance World, nos Estados Unidos.
Isto e muito, muito mais, na revista Mais Guimarães, a revista mais lida do concelho. Gratuita e muito interessante!