Projeto SPACHE promove atividade física e património cultural em Guimarães

Entre 29 e 30 de março, Guimarães recebeu uma Reunião Transnacional do projeto SPACHE.

spache-com-barra

Entre 29 e 30 de março, Guimarães recebeu uma Reunião Transnacional do projeto SPACHE, que contou com a presença do vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, do presidente da Direção da Tempo Livre, Amadeu Portilha, e de representantes dos vários parceiros europeus do projeto.

© Direitos reservados

Em comunicado às redações, o município explica que nesta reunião foi feita uma revisão dos resultados da aplicação dos inquéritos nos vários países, em cada um dos diferentes programas pilotos, e feita uma avaliação da versão final do manual de boas práticas, que será apresentado em Bruxelas, no mês de junho. Este manual irá servir como guia para a disseminação e multiplicação do projeto junto dos parceiros europeus. No programa desta reunião, foi ainda incluída uma apresentação do programa piloto desenvolvido por Guimarães, que ocorreu nos jardins do Paço dos Duques de Bragança, durante a tarde do dia 29.

O projeto SPACHE – Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, tem como objetivo “testar as potencialidades da relação entre o património cultural e a atividade física e desporto”. Com programas desenhados para diferentes faixas etárias, pretende-se “promover não só a atividade física, como também as trocas de conhecimentos e experiências entre gerações”.

O programa piloto desenvolvido por Guimarães é o A.Linho, que se inspira na tradição e nas tarefas do cultivo e transformação do linho, património cultural imaterial com fortes raízes em Guimarães.

Recorde-se que as atividades do programa-piloto A.Linho, decorridas em 2022, foram dirigidas a três públicos-alvo. Forem eles o A.Linho na Escola para as crianças do 1.º Ciclo, tendo sido aplicado nas EB1 do Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato; o A.Linho no Ginásio, voltado para o público em geral e decorreu no ginásio do Complexo de Piscinas de Guimarães e ainda o A.Linho no Vida Feliz, dirigido a maiores de 55 anos e realizado no Parque de Lazer da Corredoura.

Estes programas foram desenvolvidos pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, em articulação com os parceiros ADCL (Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais), Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato e Grupo Folclórico da Corredoura.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES