PROMOÇÃO DO DESPORTO EM DESTAQUE NA ABERTURA DOS CAMPEONATOS NACIONAIS UNIVERSITÁRIOS

Estão oficialmente abertas as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). A cerimónia decorreu no centro histórico de Guimarães, na Oliveira, depois da primeira prova do evento, de atletismo de estrada.

A promoção do desporto, sobretudo entre os mais jovens, foi um dos pontos em maior destaque nos discursos dos intervenientes na cerimónia, com Guimarães a ser reconhecida pelo Secretário Estado da Juventude e do Desporto como “Município Amigo do Desporto”.

“Há anos e anos que se incentiva e promove, aqui, a prática desportiva e o desporto não era, no nosso país, o que é hoje se não houvesse o auxílio dos municípios”, referiu o Secretário de Estado, João Paulo Rebelo.

Também a parte ambiental foi salientada, com Domingos Bragança a afirmar que a cidade “tem em conta as causas ambientais”. “Guimarães é uma cidade universitária, mas também uma cidade histórica e de cultura e uma cidade de desporto. Guimarães tem sabido seguir o caminho do fundador de Portugal e tem vários atributos, com destaque para as causas ambientais”, explicou o presidente da Câmara Municipal anfitriã desta edição das fases finais dos CNU’s.

Nuno Reis, deu ênfase igualmente à vertente ambiental, apontando para uma “consciencialização de uma visão comum, a da valorização ambiental”, acrescentando ainda a “união entre as várias entidades envolvidas”.

A prática desportiva na valorização do percurso dos jovens é, para Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, um dos maiores valores da instituição. “É para nós uma grande alegria acolher estas fases finais e esta organização está em linha com o que é a prática da Universidade. Incentivamos fortemente a prática desportiva e consideramos que a educação dos jovens não pode prescindir da prática desportiva”, assumiu o reitor.

Estas palavras foram corroboradas precisamente por João Paulo Rebelo, que afirmou que a Universidade do Minho “é uma das universidades que mais apoia o desporto e encontra no desporto um fator essencial para o desenvolvimento dos jovens”.

Estas fases finais decorrem na cidade de Guimarães até ao próximo dia 10 de Maio.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?