PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2020: PREVISTOS QUASE 29 MILHÕES PARA GUIMARÃES
Comparativamente com o ano passado, o município terá mais 1,5 milhões no que diz respeito à participação dos municípios nos impostos do Estado.
É de 28,988 milhões de euros o montante previsto para Guimarães, de acordo com o Mapa XXI, relativo à transferência para os municípios, inserido na Proposta de Orçamento de Estado para 2020. Quer isto dizer que, comparativamente com o ano passado, o município terá mais 1,5 milhões no que diz respeito à participação dos municípios nos impostos do Estado. A informação está disponível para consulta no site da Direção Geral do Orçamento, que contempla ainda o Mapa XX, onde se podem ler os valores destinados às freguesias. Vamos por partes.
O distrito de Braga deverá receber quase 201 milhões de euros em transferências. A maior transferência segue para Barcelos, com mais de 30 milhões. O segundo município com a verba mais alta é mesmo Guimarães, com o valor atrás referido. Para Vila Nova de Famalicão prevê-se a transferência de quase 24,5 milhões, acima do Município de Braga, com 24,125 milhões. No final da lista, tanto o Município de Amares como o de Vizela deverão receber pouco mais de 6 milhões cada.
No que diz respeito às transferências para as freguesias, a maior fatia do montante está destinada para a União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião: está prevista a transferência de 108 mil euros. Seguem-se-lhe a União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil (96 mil euros) e Azurém (93 mil euros). Nas vilas vimaranenses, a que deverá receber a quantia mais elevada é a de Moreira de Cónegos (72 mil), seguida de São Jorge de Selho (68 mil) Ponte (67 mil), Lordelo e Brito (62 e 61 mil euros, respetivamente). Abaixo dos 60 mil encontram-se as vilas de Ronfe, com 59 mil euros previstos, Serzedelo, na ordem dos 58 mil, Caldelas e São Torcato — 57 mil e 53 mil, respetivamente.
Quanto às restantes freguesias, e no intervalo entre os 80 mil e os 90 mil euros, encontram-se a União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar (89 mil euros), União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo (88 mil euros), Creixomil (87 mil euros). Prevêem-se ainda 79 mil euros para a União de Freguesias de Vila Nova e Sande São Clemente, 75 mil euros para Abação e Gémeos e quase 74 mil para Atães e Rendufe. A menor quantia é a prevista para Aldão: quase 29 mil euros. Pode consultar a lista completa aqui.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 12, 2024
O Vitória Sport Clube entra na nova temporada de forma confiante, sustentado por um trabalho sólido e uma estrutura cada vez mais estável. Os resultados em campo são reflexo de uma equipa coesa, que soube aproveitar as boas exibições da última época para construir uma base forte para os desafios que se avizinham. O entusiasmo em Guimarães é palpável, e a cidade vive o futebol de forma intensa, como sempre foi tradição.
Setembro 12, 2024
Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade de Guimarães acolhe a Competição Mundial por Grupos de Idades. Já nos dias 19 e 22 de setembro entra em ação o Campeonato do Mundo de 2024.
Setembro 12, 2024
A campanha ganhou também o bronze nos New York Festivals TV & Film Awards.