Proteção Civil quer sensibilizar vimaranenses para serem agentes de saúde pública

Guimarães é um dos concelhos de risco elevado de contágio no âmbito da pandemia da Covid-19 e para tentar inverter esta situação será lançada uma forte campanha de sensibilização a fim de tornar cada vimaranense num agente de saúde pública.

Proteção-Civil-com-barra

Guimarães é um dos concelhos de risco elevado de contágio no âmbito da pandemia da Covid-19 e para tentar inverter esta situação será lançada uma forte campanha de sensibilização a fim de tornar cada vimaranense num agente de saúde pública. 

 © Direitos Reservados

Esta foi uma das conclusões na reunião extraordinária da Comissão Municipal da Proteção Civil, que decorreu esta terça-feira, 3 de novembro, com a participação dos presidentes das juntas de freguesia.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães diz que “é fundamental o apelo à identidade e orgulho vimaranense. Queremos sair deste conjunto de concelhos de risco e para tal devemos passar uma mensagem que cada um de nós é um agente de saúde pública. Temos de fazer esse apelo na vertente pedagógica, através de uma campanha fortíssima de sensibilização, assente nas recomendações de usar máscara, lavar as mãos e cumprir distanciamento social”, pode ler-se em nota de imprensa enviada às redações.

“Pressão” no Hospital de Guimarães

Na reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil foi manifestada a “pressão” sobre o Hospital de Guimarães e as respostas de saúde pública, com o aumento do número de casos de doentes Covid-19.  Foi anunciado a implementação de mais uma estrutura da unidade de rastreio no Parque do Multiusos de Guimarães, numa articulação definida entre a Câmara Municipal de Guimarães, a ARS Norte e UNILABS, que permitirá a realização de 400 testes diários, ou seja, o dobro do atual.

Numa articulação com as entidades de saúde, Segurança Social, instituições, associações, Juntas de Freguesias, Polícia, GNR, Bombeiros, a Câmara Municipal de Guimarães “está a criar respostas no combate à pandemia com a manutenção do Estado de Emergência Municipal desde março”.  Domingos Bragança “considera importante cortar as cadeias de contágio, através da responsabilidade coletiva, da pedagogia e do sentimento de todos sermos agentes de saúde pública”. 

Pode ler-se ainda que esta semana “vão para o terreno mais três equipas multidisciplinares de suporte comunitário com uma intervenção direta na comunidade, em complemento com as equipas multidisciplinares que já estão a dar resposta nos agrupamentos escolares. Em Guimarães estão a decorrer ainda os testes de rastreio a todos os funcionários de lares de idosos, em articulação com a Segurança Social, assim como a resposta em instituições que se verificaram surtos através das Brigadas de Emergência. Há um reforço dos Equipamentos de Proteção Individual que estão a ser distribuídas pelas instituições e destaque ainda para o aumento da capacidade de camas na Estrutura de Retaguarda Municipal que proporciona o tratamento de pessoas em situação de confinamento ou com necessidade de isolamento profilático, bem como o acolhimento de doentes sem retaguarda familiar”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES