PS apresenta candidatos às Juntas e lança candidatura de Bragança ao terceiro mandato

O Partido Socialista apresentou, na tarde de sábado, dia 8 de maio, os candidatos a presidentes de Junta para as próximas eleições autárquicas. São 48 no total, tantos como as Juntas do concelho, 16 que se candidatam pela primeira vez, duas transferências do PSD, 11 mulheres e dois independentes.

Foto: Rui Dias

Os holofotes deviam estar nos candidatos a presidentes de Junta, mas a menção de Domingos Bragança como recandidato, embora não sendo uma apresentação formal, monopolizou a atenção.

Domingos Bragança foi apresentado, na primeira intervenção da sessão, que decorreu no Instituto de Design de Guimarães, pelo diretor da campanha socialista, Vítor Oliveira.

“Um presidente de Junta é um pilar da democracia”, começou Vítor Oliveira, recordando aqueles que o PS hoje apresentou como candidatos, que é uma “tarefa difícil e exigente” a que têm pela frente.

O diretor da campanha socialista, em Guimarães, explicou a imagem da campanha socialista para as autárquicas: o vermelho, por ser a cor do PS, o verde, por ser a cor de Guimarães, o Amarelo por ser a cor do sol e por todas juntas fazerem as cores da Bandeira Nacional.

Note-se que, este ano o PS rompeu com a tradição de fazer esta apresentação no dia 25 de abril. Entre os nomes apresentados, destaque para dois candidatos que nas eleições anteriores concorreram pela Coligação Juntos por Guimarães): Fernando Cardoso, da União de Freguesias de Souto Santa Maria e Souto S. Salvador e Gondomar e Abílio Freitas, da União de Freguesias de S. Salvador e Santa Leucádia.

A segunda intervenção da tarde foi para o presidente da Comissão Política Concelhia, Luís Soares, ele próprio recandidato à Junta de Freguesia de Caldelas.

Luís Soares afirma-se muito contente “com as escolhas que fizemos. São 48 candidatos, 16 dos quais novos”, adiantou o presidente dos socialistas de Guimarães. O líder dos socialista vimaranenses congratulou-se com o número de mulheres a liderar listas socialistas.

“Se olharmos para Guimarães é no PS que encontramos os melhores quadros”, atira Luís Soares, abrindo o período de hostilidades da campanha.

O presidente da Concelhia Socialista aproveitou o momento para responder ao PSD que tem feito críticas ao facto de várias obras estarem a decorrer, por todo o concelho, em simultâneo. Os sociais-democratas já vieram dizer que é um timing ditado por razões eleitoralistas que está a causar danos aos munícipes. Luís Soares diz que “os mandatos são para cumprir do primeiro ao último dia” e que não é por se estar em ano de eleições que as obras param.

Bragança, falando no final, começou por expressar gratidão “aqueles que terminam o mandato em setembro”, mas agradeceu também aos que continuam e “aqueles que acreditaram no nosso projeto para se candidatarem pelo PS”.

“Este caminho, até setembro, é um caminho de humildade democrática”, afirma Domingos Bragança, acrescentando, “este caminho faz-se com entusiasmo” (palmas).

Domingos Bragança lembrou que neste mandato foi feito mais investimento nas freguesias que no anterior e desafiou os candidatos socialista a apresentarem projetos, mesmo que pareçam impossíveis. “Mobilizem uma vontade coletiva. Os recursos estão disponíveis para as melhores lideranças e para os melhores líderes”, estimulou Bragança.

O recandidato a presidente de Câmara terminou num tom de mobilização, pedindo um “brilho nos olhos” aos que vierem a ser eleitos presidentes de Junta, quando lhe apresentarem projetos. “Acrescentamos à competência esta paixão”, exaltou.

Domingos Bragança ainda voltou a arrancar uma ovação quando lembrou que se pretende alargar a zona classificada como Património da Humanidade à zona de Couros, onde estava a decorrer a sessão.

Estes são os candidatos do PS às 48 Juntas de Freguesia de Guimarães:

Aldão – Manuela Abreu

Azurém – José Castro Antunes

Barco – Luís Pereira

Brito – Fátima Saldanha

Caldelas – Luís Soares

Candoso S. Martinho – Odete Lemos (independente)

Costa – Patrícia Atilano

Creixomil – Elisabete Castro

Fermentões – António Vilela

Gonça – César Guimarães

Gondar – Agostinho Faria

Guardizela – Paulo Silva

Infantas – Patrícia Lemos

Longos – Isilda Silva

Lordelo – Manuel Teixeira

Mesão Frio – José Silva

Moreira de Cónegos – António Brás

Nespereira – Jorge Pereira

Penselo – João Miranda

Pinheiro – Domingos Peixoto

Polvoreira – Carlos Oliveira

Ponte – Sérgio Castro Rocha (independente)

Prazins Santa Eufémia – Fernando Ferreira

São Torcato – Rui Sousa

Selho São Jorge – Ricardo Lemos

Serzedelo – Cristiano Pereira

Silvares – Ricardo Castro

Urgezes – Luís Abreu

União de Freguesias de Abação e Gémeos – Alfredo Faria

Airão Santa Maria e Airão São João – Domingos Forte

Arosa e Castelões – José Carlos Cruz

União de Freguesias de Atães e Rendufe – Patrício Araújo

União de Freguesias de Briteiros Santo Estevão e Donim – Vítor Pais

União de Freguesias de São Salvador e Santa Leucádia – Abílio Freitas (eleito pelo PSD, em 2017)

União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos – Paulo Abreu

Conde Gandarela – Flávio Freitas

União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo – João Alves

União de Freguesias de Oliveira S. Paio e Castelo – José João Maia

Prazins Santo Tirso e Corvite – Carlos Borges

União de Freguesias de Sande São Lourenço e Balazar – Francisco Gonçalves

União de Freguesias de Sande Vila Nova e São Clemente – Lucinda Oliveira

União de Freguesias de Sande São Lourenço e Gominhães – Filipa Pereira

União de Freguesias de Serzedo e Calvos – Filipe Lopes

União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar – Fernando Cardoso (eleito pelo PSD, em 2017)

União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino – Carlos Sousa

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?