PS: “Conferências Afirmar Guimarães têm sido referência no envolvimento dos vimaranenses”
“Convenções Grandes Territórios” e “Compromisso com Guimarães” visaram uma reflexão sobre as freguesias e as prioridades da governação. Continuam em março.

Os dois ciclos de conferências promovidos pela candidatura do PS “Afirmar Guimarães”, de Ricardo Costa, “têm sido uma referência no envolvimento dos vimaranenses e do respetivo debate de ideias sobre Guimarães”, refere a candidatura em nota à imprensa. “Compromisso com Guimarães” “visa uma reflexão sobre as principais prioridades da governação”. “Convenções Grandes Territórios” objetiva a discussão sobre “as freguesias do concelho”. O ciclo arrancou em fevereiro e vai decorrer até junho deste ano, integrando no seu programa convidados locais e nacionais.
Refere o PS que desde o dia 01 de fevereiro, se discutiram vários temas, “de forma aberta e descentralizada, como a habitação, o ordenamento do território, o ambiente, a mobilidade, a coesão territorial ou o Rio Ave e o seu vale”. “Aos especialistas das diversas áreas têm-se juntado vimaranenses interessados em contribuir para a discussão do futuro da cidade e do concelho de Guimarães”, lê-se.
Procurando responder à questão “Que futuro queremos?”, “Discutir quem somos”, os debates “Compromisso com Guimarães” e “Convenções Grandes Territórios” têm “apontado caminhos para desenvolver o território e para resolver problemas mais ou menos estruturais em vários setores”, lê-se.
A candidatura de Ricardo Costa diz que este ciclo de debates “continuará a servir de base para a construção do programa eleitoral do PS”. E durante o mês de março, os dois ciclos voltam ao terreno. No dia 15, no Centro Social e Paroquial de Ronfe, a “Convenção Grandes Territórios” terá como tema central “o desenvolvimento industrial e o desenvolvimento cultural e comunitário”, tendo como oradores José Bastos, ex-vereador da Cultura em Guimarães, e Marta Mota Prego, chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara de Guimarães. A moderação ficará a cargo de Francisco Ribeiro, gestor.
Já no dia 22, no Avepark, o ciclo “Compromisso com Guimarães” debate Economia, Indústria e Turismo. A iniciativa tem como oradores Alexandre Almeida, managing partner do Grupo Technopolis, e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte. O debate será moderado por Paulo Renato, membro do secretariado do PS Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.