PSD propõe reforço do orçamento das freguesias para o combate ao Covid-19

A proposta surgiu pelo vereador do PSD, Hugo Ribeiro, na reunião municipal desta segunda-feira.

© Direitos Reservados

O PSD, pela voz do vereador Hugo Ribeiro, apresentou uma proposta para reforço que 50% do reforço orçamental de um milhão de euros extraordinário da Protecção Civil Municipal seja transferido para as juntas de freguesia do concelho, ou seja, 500 mil euros.

O executivo vimaranense reuniu esta segunda-feira por videoconferência, numa reunião inédita na vida autárquica, devido ao estado de emergência decretado em Portugal. Normalmente, as reuniões do executivo municipal incluem a presença de jornalistas, que fazem a respetiva cobertura do encontro. Na manhã desta segunda-feira, a sessão foi restrita a membros do executivo municipal e respetiva equipa técnica.

Em comunicado, o PSD refere que “estamos numa altura em que os agentes de proximidade devem estar munidos de todos os meios para responder a esta pandemia”. Neste sentido refere que, em complemento às medidas tomadas pela Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia “têm realizado um trabalho extraordinário de auxílio às populações, em especial os mais vulneráveis, que acarretam custos extraordinários não previsto nem possíveis de sustentar pelos seus magros orçamentos” “Seja no apoio de terreno às populações, seja na limpeza suplementar que urge manter da mais elementar justiça que sejam reforçados os seus orçamentos”, defende.

O PSD sugere que, caso a proposta não seja exequível, que seja feita uma dotação suplementar de 500.000€ para as freguesias do nosso concelho, para que “tenham meios para executar as tarefas de apoio à população e também as que lhes forem atribuídas no âmbito das funções atribuídas pela Proteção Civil”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?