PSD quer que Guimarães “volte a ser conhecida como uma cidade jovem”

Assinalando, nesta sexta-feira, dia 12, o Dia Internacional da Juventude, o Partido Social Democrata de Guimarães, numa nota enviada às redações, afirma ser necessário criarem-se as “condições para a fixação e atração de jovens talentos, nomeadamente os que saem das nossas instituições de ensino superior”.

ricardo-araujo-barra

Numa nota enviada às redações nesta sexta-feira, dia 12, e assinada pelo novo presidente da concelhia social democrata, Ricardo Araújo, pode ler-se que o partido tem a “ambição de voltar a transformar Guimarães num concelho atrativo para os jovens estudarem, trabalharem e viverem. Queremos, no horizonte de uma década, que Guimarães volte a ser conhecida como uma cidade jovem”.

© Direitos Reservados

Assinalando o Dia Internacional da Juventude, o Partido Social Democrata de Guimarães afirma ser necessário criarem-se as “condições para a fixação e atração de jovens talentos, nomeadamente os que saem das nossas instituições de ensino superior”.

Para isso, dizem ser necessário “construir e implementar, em conjunto com os jovens, uma política de juventude transversal, que afirme como prioritária a implementação de programas que visem a criação de oportunidades para garantir a autonomia e emancipação da juventude, em contexto de qualidade”.

E apresentam os seguintes eixos prioritários:

Em primeiro lugar, promover a inovação, o talento e o empreendedorismo, fomentando a criação de startups de base científica e tecnológica com elevado potencial de internacionalização; a instalação de uma Incubadora e aceleradora de empresas de base industrial;

A implementação de um programa de recuperação de espaços industriais devolutos e a criação de espaços de co-living e co-working, agregador de iniciativas publicas e privadas de promoção de empreendedorismo, orientado para o apoio à criação e crescimento sustentado de empresas com elevado potencial, assim como a criação do Guimarães Innovation lab para lançar concursos de empreendedorismo, inovação, promover os negócios de start ups e facilitar o acesso a incentivos nacionais e internacionais;

Neste ponto destacam ainda a necessidade da promoção de uma Rede de Mentoria com empresários locais, que sirva de apoio e orientação aos empreendedores.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Os sociais democratas dizem ser necessário também aumentar a oferta disponível de habitação para jovens, através da promoção de um programa habitacional municipal a custos controlados dirigido a jovens, incentivos à requalificação urbana de edifícios (por privados) destinados ao arrendamento jovem, aplicação de benefícios fiscais e redução de taxas urbanísticas para construção dedicada a jovens casais.

Ainda a criação de bolsa de arrendamento para jovens, isenção de taxas e licenças municipais para reabilitação ou construção de habitação própria permanente de jovens e jovens casais e isenção de IMT para jovens até 35 anos para aquisição de primeira habitação.

Quer o PSD reforçar a participação dos jovens e o seu papel no Conselho Municipal de Juventude e a implementação de um programa especifico de apoio financeiro, formativo e logístico ao associativismo local vimaranense.

Sugere aproximar a autarquia dos jovens, das suas necessidades e ambições, criando uma Divisão de Juventude na Câmara Municipal, com meios humanos e técnicos capazes para garantir a implementação de uma politica de juventude transversal, por um lado, e por outro assegurar um apoio direto aos jovens e particularmente às Associações Juvenis.

Ainda apoiar os jovens casais, promovendo a natalidade e o apoio à primeira infância através do aumento da oferta de berçários e creches no concelho, em parceria com as juntas de freguesia e instituições sociais, aumentando o número de vagas através do aumento da capacidade instalada, através de requalificação ou extensão de equipamentos existentes e da construção de um novo berçário em cada vila do concelho.

Por último, propõe reforçar o apoio a jovens artistas locais e atrair jovens criadores internacionais; promover o desporto para todos e estilos de vida saudáveis, garantindo as condições para que todas as crianças e jovens possam ter acesso à prática desportiva, incluindo a federada.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES