QUARTA EDIÇÃO DO POLÍMEROS DECORRE AO LONGO DO DIA

Ao longo do dia, Guimarães acolhe as jornadas tecnológicas dedicadas ao futuro e desafios do setor dos polímeros. O pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor volta a reunir profissionais do setor e alumni, estudantes, docentes e investigadores, para apresentar e discutir experiências, bem como inovações e tendências científicas, tecnológicas e da indústria dos polímeros.

Sustentados no sucesso alcançado nas edições anteriores, o DEP – Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, o IPC – Instituto de Polímeros e Compósitos e o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros realçam, mais uma vez, a importância da cidade de Guimarães/Universidade do Minho enquanto polo nacional de Ciência e Engenharia de Polímeros.

A sessão de abertura desta quarta edição contou com a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Fernando Seara de Sá, vereador do urbanismo e João Cortez, presidente do PIEP.

Na intervenção do engenheiro João Cortez, referiu que a área de Polímeros “hoje representa 2,5 do PIB português, 4,5 milhões de euros, que emprega mais de 20 mil pessoas e são mais de 900 empresas. O PIEP [Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros] é uma criança que nasceu em 2001, não foi um parto fácil mas valeu a pena e nós tivemos um crescimento permanente”.

Seara de Sá, em representação da Câmara Municipal, quis deixar claro “que através de ações práticas e permanentes, temos mantido uma parceria com a Universidade do Minho estreita e que se senta na nossa crença, de que o conhecimento é fundamental. A nossa cidade é periférica e longe dos centros de poder. Mas tem tentado ao longo do tempo, conjuntamente com a universidade, contornar essa divisão periférica através do conhecimento”.

Vieira de Castro, sublinhou que o DEP é um “projeto ambicioso e que se tem materializado de forma complexa”, fazendo um balanço positivo dos 40 anos.

As Jornadas Tecnológicas decorrem durante todo o dia, terminando pelas 18h00.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?