QUEM, QUANDO, ONDE, COMO E POR QUE RAZÃO VOTAR?

Quando os eleitores do distrito de Braga, o 3.º ciclo eleitoral que elege mais deputados, votarem no próximo domingo, 06 de outubro, vão encontrar 21 listas no boletim de voto. No distrito, são mais de 778 mil os cidadãos que podem eleger os deputados à Assembleia da República. Ao todo, no Parlamento sentam-se 230 deputados, eleitos por 22 círculos eleitorais. Mas por que razão votamos? Para o quê? Porquê?

@Direitos Reservados

Quando há eleições?

Há eleições de quatro em quatro anos. A data é estipulada por Decreto da Presidência da República. São sempre ao domingo ou em dia de feriado.

Podem não ser de 4 em 4 anos?

Sim, em situações específicas. Como em caso de dissolução da Assembleia da República pelo Presidente da República, por exemplo.

Em quem vou votar?

O país não elege diretamente um primeiro-ministro, mas sim deputados, que são 230. É conforme a “arrumação” destes deputados na AR que se determinam as soluções políticas. O primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, depois de ouvir os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados do dia 6 de outubro.

Quem são os deputados que me representam?

Os deputados são eleitos por círculos eleitorais. Existem 22 círculos. O círculo de Braga – para onde contam os votos dos vimaranenses – elege 19 deputados. É o terceiro maior do país. As listas podem ser consultadas online.

Quantos partidos concorrem às eleições?

Há 21 partidos e coligações que se apresentam às urnas. Não concorrem todos em todos os círculos, mas os boletins nas urnas vimaranenses vão contar com 21 partidos, já que entregaram listas no Tribunal de Braga. O círculo eleitoral de Lisboa é aquele onde são eleitos mais deputados (48), seguindo-se o Porto, que elege 40.

Onde posso votar?

Caso não saiba onde votar pode obter essa informação através da internet, em : www.recenseamento.mai.gov.pt; enviar uma mensagem escrita (SMS) para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (espaço) data de nascimento”, no formato (aammdd). Esta informação pode ser obtida nos 15 dias anteriores ao ato eleitoral.

Vou votar pela primeira vez. O que preciso de saber?

Todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa que completem 18 anos até ao dia 4 de outubro podem votar no próximo domingo. As mesas de voto estarão abertas entre as 8H00 e as 19H00. Para votar basta apresentar-se na mesa de voto munido do Cartão de Cidadão ou de um “documento que tenha fotografia atualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação”, lê-se no Portal do Eleitor.

Por que razão devo votar?

Como se lê no Portal do Eleitor, porque nascemos “num estado democrático, onde os cidadãos exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto. Ao votar reconhecemos “o seu valor e temos consciência da luta e dos sacrifícios que muitos homens e mulheres fizeram para a conquistar”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?