Reutilizar água para manter as ruas limpas
Entidades vimaranenses implementam projeto-piloto.

Água das Piscinas Municipais de Guimarães está a ser armazenada para ser reutilizada em atividades como a limpeza dos arruamentos do Centro Histórico de Guimarães.

A Câmara Municipal de Guimarães, a Tempo Livre, a Vimágua, o Laboratório da Paisagem e a Vitrus vão unir esforços para implementar um projeto-piloto para reutilizar a água das Piscinas Municipais de Guimarães, ou seja, de água não potável, para atividades em que os indicadores dessa água sejam aceitáveis, nomeadamente para limpar os arruamentos do Centro Histórico de Guimarães.
A água do Complexo de Piscinas Municipais, que geralmente é rejeitada nos processos de limpeza de filtros e de regeneração, tem sido armazenada para ser utilizada ao abrigo deste projeto-piloto implementado pelas já citadas entidades vimaranenses. A medida está integrada no conjunto de Boas Práticas na Gestão e Uso Sustentável da Água.
No manual de boas práticas, pode ler-se que “este projeto visa aplicar medidas para a reutilização da água que não se encontra nas condições da sua função inicial” e que “mostrou ainda a necessidade de existirem campanhas de sensibilização para a poupança e gestão da água”. A crise hídrica é uma das maiores preocupações da sociedade contemporânea.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 4, 2023
Vitor Silva, atleta vimaranense que corre pela Erdal-Vimarunners, e Nuno Magalhães, natural de Vizela, terminaram o trail Maxi Race, prova de 100 quilómetros que decorreu na Madeira, na quinta posição da geral.
Dezembro 4, 2023
A corporação vimaranense celebra o Dia do Bombeiro na próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro, com a apresentação e inauguração de uma nova ambulância, oferecida por empresas de Guimarães.
Dezembro 4, 2023
A equipa dos estudantes triunfou diante do SC Horta por 28-30 e segue no quarto lugar da Divisão de Honra, com os mesmos pontos do segundo e terceiro classificado, e com menos dois pontos que o líder.