Romaria Grande de São Torcato celebra 173ª edição entre 4 e 6 de julho com fé, tradição e cultura popular

De 4 a 6 de julho, a vila de São Torcato, em Guimarães, volta a ser palco da emblemática Romaria Grande, organizada pela Irmandade de São Torcato. Considerada uma das manifestações religiosas mais marcantes do norte do país, esta celebração junta milhares de fiéis e visitantes numa festa que alia devoção, tradição e animação cultural.

© Pedro Almeida

A apresentação da edição deste ano da Romaria Grande aconteceu ao final da tarde desta segunda-feira, 30 de junho, na Casa da Memória, em Guimarães.

Ricardo Freitas, juiz da Irmandade, destacou a importância do evento: “É o grande momento da nossa instituição, que já conta com  sete séculos de existência, e esta Romaria comemora a sua edição número 173. É para nós motivo de orgulho, responsabilidade e, acima de tudo, de alegria.”

O programa da Romaria é vasto e inclui momentos religiosos e de convívio, com arraiais, gastronomia tradicional, destacando o famoso bolo com sardinha e carne, DJs, bandas filarmónicas, grupos de folclore, bombos, música ao vivo, e fogo de artifício. O ponto alto acontece no domingo, com a missa solene às 11h00 e a procissão às 18h00, momentos de forte espiritualidade que atraem fiéis de toda a região e do país.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Sobre a dimensão da festa, Ricardo Freitas acrescentou: “Esperamos uma moldura humana bastante interessante, sobretudo no sábado, com pessoas do Vale de São Torcato e do concelho de Guimarães, e no domingo, um dia mais relacionado com a fé, com pessoas de toda a região, que vêm pedir a São Torcato, o ‘Santo do Povo’, por uma questão de fé e espiritualidade.”

São Torcato é conhecida como a “capital da cultura popular de Guimarães”, expressão reforçada por Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia: “Em nenhuma outra freguesia do concelho se realizam tantos eventos ligados à tradição. A Romaria Grande é o expoente máximo dessa riqueza cultural.”
“Durante a Romaria, as ruas, o comércio e os serviços da vila ficam repletos, e o ambiente é marcado pela tradição, religiosidade, mas também por uma cultura popular muito viva e presente.”

Alberto Martins destacou também a “Volta à Espanha Solidária” , uma iniciativa do movimento Ultreya que partirá de São Torcato no dia 5 de julho e atravessará mais de 1.400 km até Toledo, em Espanha:“É uma iniciativa com enorme impacto mediático em Espanha e uma oportunidade para projetar a imagem da vila e de Guimarães além-fronteiras, dinamizando o turismo religioso.”

A iniciativa tem a particularidade de arrancar no local onde São Torcato está sepultado e terminar onde o santo terá nascido.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Miguel Oliveira, vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, reforça a relevância da Romaria como polo cultural e turístico: “Guimarães é riquíssimo na sua cultura popular, e a Romaria Grande de São Torcato é um excelente exemplo desse património. Tem potencial para ser promovida a nível internacional, especialmente no turismo religioso e de natureza.”
“Os estrangeiros ficam fascinados com as nossas festas populares e religiosas, que para nós são naturais, mas para eles são experiências únicas e encantadoras.”

Sobre a importância da comunidade local na realização da festa, Ricardo Freitas sublinha:“A participação das coletividades da freguesia e do Vale de São Torcato é fundamental. Esta é uma festa de todos nós. Sem os voluntários e associações locais, nada disto seria possível.”

“A Irmandade também está empenhada em passar esta identidade às gerações mais jovens, para garantir que a Romaria Grande continue a ser uma festa grande para sempre.”

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Com uma história que se estende por  sete séculos, a Romaria Grande de São Torcato é um símbolo vivo da fé, da cultura e da identidade do povo vimaranense, acolhendo todos os anos milhares de pessoas que se juntam para celebrar, pedir e partilhar momentos únicos entre devoção e alegria.

CONHEÇA O PROGRAMA:

De Segunda a Sexta – 20h30 Oração do terço.
21h00 Missa, Pregação e Reflexões “Com São Torcato, peregrinos da Esperança”, a cargo do distinto Pe. Miguel Rodrigues, diretor da pastoral universitária do departamento para a presença da igreja no ensino da Arquidiocese de Braga. Nos restantes dias no horário habitual da eucaristia.

Sexta-feira, 4 de julho – 09h00 Grandiosa salva de morteiros.
10h30 Repiques festivos pelo carrilhão da Basílica de São Torcato.
12h00 Salva de morteiros e repiques.
20h00 Entrada dos bombos do Mestre Zé.
22h30 Espetáculo musical com o famoso Grupo Musiminho.
24h00 Sessão de fogo-de-artifício, a cargo dos pirotécnicos Armando Vieira.
00h30 Animação com Dj Pidá.

Sábado, 5 de julho
09h00 Rebater dos sinos do carrilhão da Basílica de São Torcato, seguido de grande salva de morteiros, anunciando o segundo dia da Romaria Grande.
10h00 Partida da Volta a Espanha Solidária pelo Movimento Ultreya.
12h00 Salva de morteiros e repiques festivos pelo carrilhão da Basílica de São Torcato.
15h00 Desfile e atuação dos bombos do Mestre Zé. Animação no Terreiro de São Torcato, com os grupos Concertininhas do CRCA, grupo de Cantares Torcanta da ADCL, Grupo dos Amigos das Concertinas de Gominhães e Tocata do Grupo Folclórico de São Torcato.
18h00 Missa pelos Rev. Padres falecidos que estiveram ao serviço da Basílica e Benfeitores
21H00 Toque dos sinos “Patriarcal”
22h00 Espetáculo musical com o famoso cantor José Malhoa
24h00 Grandiosa sessão de fogo preso, cruzado e ar, executado pelos pirotécnicos Armando Vieira. 00h30 Animação com Dj’s Simone Francisco e Pidá.

Domingo, 6 de julho
08h00 Missa cantada pelo coro da manhã.
09h00 Salva de morteiros e rebater dos sinos.
09h00 Missa cantada pelo Grupo Coral do Corpo Nacional de Escutas de São Torcato.
10h00 Entrada da Banda de Música B. V. da Póvoa de Lanhoso.
11h00 Missa solene em honra de São Torcato, presidida por Sua Rev. Dom José Cordeiro, Arcebispo de Braga, cantada pelo Grupo Coral de São Torcato e transmitida em direto pela Rádio Renascença.
15h00 Reentrada da Banda de Música B. V. da Póvoa de Lanhoso.
16h00 Missa na Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica.
16h00 Atuação do Grupo Folclórico de São Torcato. 17h00 Desfile da Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas de São Torcato, desde a Casa do Povo até à Basílica.
18h00 Solene Procissão presidida por Sua Exa. Cónego João Paulo Alves, Chanceler da Cúria Arquidiocesana e Reitor do Santuário do Bom Jesus do Monte.
Na Procissão, além dos carros alegóricos (ornamentados pela Agência Funerária Passos), integrar-se-ão os andores de Nossa Senhora, Santo António, São Pedro e São Torcato. Incorporam-se, ainda, a Irmandade de São Torcato, anjos e figurantes, Confrarias e instituições da Região. Debaixo do Pálio será conduzida a Reliquia de Santa Cruz. A abertura desta solene procissão será orientada por soldados a cavalo da G.N.R. do Porto e abrilhantada pela Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas de São Torcato e da Banda de musica BV da Póvoa de Lanhoso.
19h00 Cerimónia litúrgica de encerramento (no fim da Solene Procissão)
21h00 Atuação do Grupo Musical Sons e Cantares do Ave
24h00 Sessão final de Fogo-de-artifício, a cargo dos pirotécnicos Armando Vieira.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS