Rotary lança campanha para erradicação da poliomielite

Hoje, 24 de outubro, celebra-se o dia mundial do combate à poliomielite e o Rotary Club de Guimarães convida os vimaranenses a participarem numa campanha que visa a vacinação contra a doença em países sub-desenvolvidos. Basta uma chamada telefónica para fazer a diferença.

A poliomielite é uma doença infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, pela qual também é conhecido, geralmente é contraído pela ingestão de água contaminada. O virus ataca o sistema nervoso e pode levar a paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina.

Para participarem nesta campanha de solidariedade, basta ligar para o número 760 30 2013, automaticamente serão doados 0,70€ + Iva, que coincide com o valor de uma vacina. As verbas angariadas revertem na totalidade para o fundo internacional de combate à doença criado pelo movimento rotário internacional, presente em mais de 200 países do mundo.

A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da trajetória do Rotary. Junto de diversos parceiros, já imunizaram mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. O objetivo do Rotary junto a OMS, ONU e UNESCO é a de não parar a campanha “End Polio Now” até que a poliomielite seja erradicada em todo o mundo.

Afeganistão, Nigéria e Paquistão são países onde ainda há casos de poliomielite e esta campanha de vacinação pretende contribuir para que o vírus não volte a circular nos países já livres da doença. Cerca de 60 países de alto risco ainda realizam campanhas de vacinação de grande escala para proteger a crianças contra a poliomielite.

A campanha promovida pelo Rotary e os seus parceiros ganhou uma grande importância e notoriedade a nível mundial quando figuras como Bono, dos U2, se associaram.

O Rotary International é uma associação “de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional.” Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros.

O Rotary Club de Guimarães, fundado em 22 de Março de 1948, é um dos mais antigos e distintos clube do distrito 1970. Guimarães dispõe de outro clube no concelho, sediado em Caldas das Taipas.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?