Sábado ao som de Jazz em Guimarães

Dois concertos de jazz, inseridos no programa da 30.ª edição do Guimarães Jazz.

jazz-barra

Este sábado Guimarães recebe dois concertos de jazz, inseridos no programa da 30.ª edição do Guimarães Jazz. WhoTrio, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), às 16h00, e ChrisLightcap’s Superbigmouth, no grande auditório, às 19h30.

Nos últimos trinta anos, tornou-se convencional na crítica musical a distinção entre duas correntes na arte contemporânea: a corrente principal (mainstream) e a corrente marginal (underground), a arte que produz valor económico e a arte que recusa esse sistema de monetarização do ato criativo. O Who Trio cabe naturalmente nesta segunda e mais difusa categoria de músicos intransigentemente anti-económicos, mas cujas ideias começam a invadir o meio institucional do jazz, agora tolerante à improvisação livre e à exploração de largo espectro.

Composta por três músicos de excelência, esta formação é uma das pioneiras do movimento de reconexão espiritual entre o radicalismo formal e a tradição, propondo assim uma terceira via entre o free jazz dos anos setenta e as tendências de fusão dominantes nas décadas de 1980 e 1990. Na música altamente ressonante deste trio, a matriz original do jazz é invocada de forma expansiva numa constante procura de novos horizontes entre composição e improvisação, balançando permanentemente entre a dimensão individual e a dimensão coletiva do gesto de criação musical.

Originário da Pensilvânia e sedeado atualmente em Nova Iorque, Chris Lightcap iniciou o estudo de contrabaixo aos catorze anos e prosseguiu a sua formação musical em composição clássica e improvisação. Ao longo do tempo e praticamente desde o início, o percurso do contrabaixista foi intersetando gerações e movimentos do jazz, desde as primeiras colaborações com nomes históricos do free jazz até as mais recentes contribuições criativas em obras de figuras emergentes do jazz contemporâneo.

O grupo SuperBigmouth resulta da ponte entre dois projetos anteriores liderados por Lightcap, o quinteto Bigmouth, que editou dois registos discográficos pela editora portuguesa Clean Feed, e a banda Superette, uma formação de sonoridade elétrica e cujo álbum de estreia contou com as participações de Nels Cline e John Medeski. Este octeto é formado por alguns dos mais influentes e respeitados músicos do jazz contemporâneo e representa a combinação de duas vertentes do trabalho de Lightcap.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES