Santo Estêvão de Briteiros: começou a construção do novo cemitério, um projeto de “prioridade máxima” para a população

A Junta de Freguesia de Briteiros Santo Estêvão deu inicio à empreitada de construção do novo cemitério da freguesia. Autarca salienta que se tratava de uma longa espera, “com cerca de 30 anos”.

©  Direitos Reservados

A Junta de Freguesia de Briteiros Santo Estêvão deu inicio à empreitada de construção do novo cemitério da freguesia. É o primeiro passo para a concretização de uma obra há muita esperada pela comunidade, tratando-se de uma reivindicação com algumas décadas

“Para a comunidade de Santo Estevão de Briteiros este projeto era a prioridade máxima”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Briteiros Santo Estevão e Donim, Vítor Pais, assinalando que se trata “de uma longa história, com cerca de 30 anos”.

O atual cemitério está, segundo o autarca, “esgotado há vários anos” e existem várias complicações. “Tem sido feita uma gestão muito complicada”, já que quando uma pessoa que não tenha jazigo de família tem que ir a sepultar, “acaba por ter de ir para sepulturas onde há outras pessoas”.

Imagem do projeto ©  Direitos Reservados

O projeto para o novo cemitério foi iniciado no mandato anterior, tendo sido apresentado em 2017 e contado com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. O concurso foi lançado e, “há coisa de uma semana”, a empreitada começou no terreno, tendo um prazo de execução máximo de 90 dias.

Nesta primeira fase será executada uma primeira plataforma com uma lotação de cerca de 120 campas individuais. Vítor Pais sublinha que o “projeto de arquitectura urbanística tem em atenção as necessidades do espaço envolvente” ao cemitério, principalmente no que toca à acessibilidade.

Por isso, para além das plataformas, será criado um arruamento e, posteriormente, um parque de estacionamento. “Irá condições que, neste momento. não existem em toda a zona envolvente à igreja de Santo Estêvão de Briteiros”. “Uma zona muito condicionada em termos de espaço e que vai receber um parque de estacionamento que terá espaço para cerca de 25 carros”, atira o autarca.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?