CarClasse
CarClasse
Sara Xavier explora relação com o corpo com utentes da Venerável Ordem Terceira de São Domingos

Um projeto de criação, de aprendizagem e de aproximação à comunidade em que se insere.

lar-sara-xavier-barra_fb

LAR, apresenta Sara Xavier, “é um projeto de criação, de aprendizagem e de aproximação à comunidade em que se insere”. A relação com o corpo, o conhecimento dos seus limites e a possibilidade de se aperceberem que os limites estão para lá do imaginável é um dos grandes focos deste projeto que está ser realizado em parceria com os utentes da Venerável Ordem Terceira de São Domingos.

© Direitos Reservados

O projeto é inspirado na linguagem de movimento Gaga, no qual se procura a liberdade e o prazer de movimento para todos. “Despertar sensações e oferecer a possibilidade de desenvolver a coordenação, agilidade e flexibilidade, estimulando a imaginação e construindo uma experiência física e multi-sensorial desafiante, respeitando a individualidade de cada um” são os princípios base de LAR.

Durante um mês, a vimaranense Sara Xavier foi à Venerável Ordem Terceira de São Domingos três vezes por semana para trabalhar com os utentes neste que é um projeto piloto em Portugal. Aqui, Gaga só é feito por bailarinos. Porém, o criador desta linguagem, Ohad Naharin, já experimentou no lar da mãe, em Israel. “Diz que os resultados são incríveis, mesmo em pessoas com Alzheimer e Parkinson”, referiu Sara ao Mais Guimarães comprovando que tem tido “muito bom feedback” dos utentes com quem tem trabalhado. “Têm mais facilidade de movimento e dizem que os exercícios de fisioterapia agora não lhes custam tanto”, justificou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES