SNS 24 tem agora uma plataforma para ajudar cidadãos surdos

Linha do SNS é reforçada com seis intérpretes e o apoio estará disponível todos os dias, a todas as horas.

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O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que, agora, “milhares de cidadãos surdos vão passar a dispor de uma plataforma de atendimento por videochamada no centro de contacto SNS 24”. A informação foi divulgada na conferência de imprensa de atualização dos dados relativos à pandemia da covid-19.

De acordo com o governante, a linda terá “seis intérpretes de língua gestual portuguesa”, que prestarão “atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de videochamada”. “Esta funcionalidade pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes surdos durante o internamento hospitalar ou em situação de isolamento profilático”, acrescentou.

O papel do intérprete de língua gestual é o de mediador entre o cidadão surdo e os enfermeiros da linha SNS 24. “É uma funcionalidade que vem equilibrar as diferenças que muitas vezes existem entre os cidadãos surdos e os cidadãos que não são surdos”, salientou Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

O novo serviço é o resultado de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

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