Socialistas chumbam proposta de gratuitidade de passes de transporte público da Coligação JpG

Câmara Municipal encomendou um estudo a Àlvaro Costa para monotorizar a utilização dos transportes públicos no concelho de Guimarães.

reuniao camara barra
© Mais Guimarães

Foi chumbada a proposta da coligação Juntos por Guimarães (JpG) que previa a atribuição gratuita de um passe mensal para transportes públicos aos jovens com idade até 25 anos, assim como aos maiores de 65, com residência fiscal em Guimarães, sem limite de horário.

Ricardo Araújo, vereador da JpG, salientou que a aprovação da proposta representaria “um passo em frente na utilização dos transportes públicos”, que também iria de encontro às metas de sustentabilidade que Guimarães pretende alcançar.

O atual presidente da concelhia do PSD relembrou ainda a recomendação do Conselho Municipal de Educação, que defende os passes mensais gratuitos para os estudantes, e que “reforça a proposta apresentada”.

Domingos Bragança justificou que a não aceitação se prende com várias razões, entre elas a nova concessão de transportes públicos, cujo contrato não poderá ser alterado por razões jurídicas.

Além disto, o presidente da Câmara Municipal enalteceu a necessidade de monitorização da utilização dos transportes públicos. Para isso, foi encomendado um estudo a Álvaro Costa, cujos resultados serão conhecidos no final deste ano.

O edil vimaranense salientou a importância da gratuitidade dos transportes para toda a população do concelho e não só para as faixas etárias identificadas na proposta da Coligação JpG. A par disso, refere que não está de acordo, por “formação económica e formação política”, em dar” tudo a todos”, ou seja, atribuir apoios àqueles que não têm dificuldades económicas.

“É um princípio que me custa muito abdicar”, acrescentou Domingos Bragança.

Aos jornalistas, no final da reunião do executivo, Ricardo Araújo mostrou-se insatisfeito com os votos contra a proposta. “É com este tipo de decisões que se vê quem está a favor da promoção do transporte público”, destacou.

Enaltecendo que “a gratuitidade dos transportes públicos é uma preocupação política central”, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, reitera a necessidade de “encontrar soluções complementares ao passes estudante, às medidas do programa de apoio à redução tarifária e ao passe sénior”.

A seu ver, a proposta apresentada pela coligação JpG representa uma “antecipação ao resultado de um estudo, funcionando como uma medida avulsa e não como um pensamento estruturado sobre aquilo que devem ser as linhas orientadoras da gratuitidade tendencial que queremos introduzir”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES