Sociedade Martins Sarmento destaca cinerária na iniciativa «Um mês, uma peça»
A Sociedade Martins Sarmento tem em exposição uma urna cinerária datada da época romana (séculos I a IV d.C.), originária de Poza de la Sal, Burgos, na Espanha.
![© Sociedade Martins Sarmento](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2025/01/SMS.jpg)
Trata-se de um pequeno monumento funerário, concebido para conter as cinzas resultantes da cremação de um ou mais defuntos. No entanto, a sua função tem sido objeto de discussão devido à sua morfologia e dimensões. Alguns estudiosos sugerem que, em vez de ser a urna principal, a peça teria sido um pequeno monumento colocado sobre a verdadeira urna ou até sobre uma sepultura de enterramento, um hábito que se generalizou ao longo do tempo.
Este monumento está disponível para visita nas instalações da Sociedade Martins Sarmento, de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.