SUBSÍDIOS PARA VÁRIAS FREGUESIAS EM VOTAÇÃO NA REUNIÃO DE CÂMARA

Requalificação de ruas (e de um muro) e transferências para projetos locais ocupam uma boa parte da agenda de trabalhos para a próxima reunião de câmara.

Tópico das freguesias ocupa boa parte da agenda para a próxima reunião de câmara. © Mais Guimarães

São muitos os pontos dedicados às freguesias vimaranenses em discussão na próxima reunião camarária, a realizar na segunda-feira, pelas 10h00. A maior parte dedica-se à deliberação e votação da concretização de obras na rede viária e noutros espaços, mas também há pontos referentes a projetos das freguesias.

Para Caldelas, discutir-se-á a atribuição de 60 mil euros para as obras de requalificação do Antigo Mercado. A Junta de Freguesia de Caldelas prevê que o orçamento para a empreitada aos 195.808,82 euros. Na mesma vila, o projeto “Este lugar não é para velhos: espaço convívio sénior” poderá receber, a título de subsídio, 15 mil euros.

Já para Infantas, o executivo deliberará e votará a atribuição de 45 mil euros para o projeto “Consigo: equipamentos adaptativos e acompanhamento de proximidade”. Para a mesma freguesia, será discutida a proposta da atribuição de um subsídio de mais de 19 mil euros para a requalificação da rua João Paulo II e a rua de Camões, numa alteração ao contrato de atribuição de subsídio para a repavimentação da rua do Borralheiro e rede de águas pluviais de 2019, já que a presidente daquela freguesia informou “não ser possível avançar com aquela obra até ao final do ano de 2019”. Assim, a requalificação das ruas supracitadas tem como limite o final de 2020.

Será de quase 7 mil euros o montante a ser discutido pela vereação, destinado à reconstrução do muro na rua Monte da Boavista, em Airão Santa Maria. Recorde-se que o muro cedeu devido às intempéries de dezembro último.

Para Lordelo, o total de 133.314,55 euros será discutido para obras de requalificação de diversas ruas: rua São José, rua Senhora da Seca, rua da Alegria, rua Camilo Castelo Branco, rua Caminho Largo e a travessa da Mimosa (ruas vicinais) e ainda na rua de São João (via municipal).

As obras no edifício da sede da Junta de Freguesia de Ponte também serão deliberadas. A transferência de uma verba de 19.742,12 euros para reparações como o telhado, pintura e colocação de pintura “até ao final de 2020” será discutida. Para além disso, também faz parte da ordem de trabalhos a discussão e votação do projeto para a avenida dos Tojais/Igreja (21.180,00 euros, segundo a estimativa orçamental), bem como o total de 55 mil euros para “a conclusão da empreitada de construção do parque de lazer inclusivo no parque industrial” da vila, para a aquisição de terrenos para a “ampliação do parque de lazer” e para dar início à empreitada referente à ecovia junto ao rio ave.

Quanto a Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, prevê-se a atribuição de mais de 157 mil euros para as obras na rua da Saudade e rua 24 de junho. Para Gonça, discutir-se-á a atribuição de mais de 17 mil euros para a obra de pavimentação da rua 10 de junho; montante igual poderá ser transferido para a construção de passeios e rede de águas pluviais na rua 10 de junho, na mesma freguesia.

No que diz respeito a São Torcato, o executivo decidirá a transferência do subsídio de quase 17.500 mil euros para a requalificação das ruas do Sobredo e dos Poços. Quanto a requalificações em Creixomil, deliberar-se-á a transferência de mais de 15 mil euros para as obras na rua de São Miguel, na travessa do Paço e na rua do Robalo. Na mesma freguesia, 47.629,42 euros poderão seguir para a requalificação da rua da Guiné e a rua Mouzinho de Albuquerque.

Ainda na senda das requalificações, a vereação discutirá e votará a atribuição de mais de 18 mil euros para a obra de pavimentação do piso da rua das Agras, do Ribeiro Novo, do Salgueiral e travessa de São Sebastião, rua Souto da Bouça, rua de Nossa Senhora de Fátima e parque de estacionamento da sede da Junta de Freguesia, em Serzedo e Calvos.

Por fim, quanto a projetos, serão votados 40 mil euros para o projeto “Intervenção Local: Promoção da Qualidade de Vida”, em Ronfe; 25 mil euros para a “Oficina das Letras”, em Azurém; e 20 mil para o projeto “MoveBrito”, na vila de Brito.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?